Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59587

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConrado Filho, Franciscopor
dc.contributor.authorSantos, Luís Antóniopor
dc.date.accessioned2019-03-20T15:29:15Z-
dc.date.available2019-03-20T15:29:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationConrado Filho, F. & Santos, L. A. (2015). O segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuro. Comunicação e Sociedade, 28, 191 – 210. DOI: 10.17231/comsoc.28(2015).2277por
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59587-
dc.description.abstractEnquadrada por uma expansão do mercado tecnológico vocacionado para a disponibilização de informação em cenário de mobilidade, surgiu, em anos recentes, a chamada tecnologia de Segundo Ecrã (Second Screen). A sua crescente popularidade, seguida de um aumento exponencial do investimento por parte de grandes operadores televisivos, conduziu a uma diversificação dos seus serviços. Uma análise da oferta existente mostra-nos que a sua potencialidade está a ser associada, principalmente, a produtos de entretenimento e comércio eletrónico. Mas para onde caminha o futuro desta tecnologia? Neste artigo, refazem-se os caminhos deste fenómeno do Segundo Ecrã por meio de uma breve perspetiva histórica; a seguir, propõe-se uma tentativa de definição e construção de modelo teórico do seu funcionamento e, por último, aponta-se um possível ponto de convergência estrutural com o jornalismo — uma interseção ainda não explorada e com grande potencial de apropriação.por
dc.description.abstractFramed by the expansion of a mobility centred technological market, Second Screen applications have become increasingly relevant in recent years. This popularity and the adjoined increase in investment by major TV operators have promoted a broad range of services. A preliminary analysis of the current offering suggests that entertainment and e-commerce products are the most common type of Second Screen apps available. The research question of this paper is thus ‘where will these developments take us?’. We will map out the historical background of Second Screen apps, propose a tentative definition and theoretical model for its functioning, and indicate possible convergence points with the journalistic production – an intersection point yet to be explored and with potential for appropriation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSegundo ecrãpor
dc.subjectJornalismo interativopor
dc.subjectSocial TVpor
dc.subjectConsumo de notíciaspor
dc.subjectSecond Screenpor
dc.subjectInteractive Journalismpor
dc.subjectSocial TVpor
dc.subjectNews consumptionpor
dc.titleO segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuropor
dc.title.alternativeSecond screen and information: history, definition and clues for the futurepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2277por
oaire.citationStartPage191por
oaire.citationEndPage210por
oaire.citationVolume28por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.28(2015).2277por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_Conrado_Santos_Segundo-ecra_PT.pdfVersão portuguesa502,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
2015_Conrado_Santos_Segundo-ecra_EN.pdfEnglish version472,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID