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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.contributor.advisorPereira, Ana Paula da Silvapor
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Filipa Soares depor
dc.date.accessioned2019-03-27T10:59:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59703-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade como analisar as perspetivas de futuros professores quanto à inclusão, na escola regular, de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Para tal, foi utilizada uma metodologia de cariz quantitativo, através do preenchimento de um questionário, intitulado “Perceção de Futuros Professores sobre a Inclusão de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo”. Os dados foram recolhidos junto de 61 alunos de Mestrados em Ensino da Universidade do Minho. A análise dos resultados foi de cariz descritivo e inferencial. As principais conclusões retiradas deste trabalho foram as seguintes: a) de um modo global, os futuros professores consideram a inclusão dos alunos com PEA benéfica para os próprios, para os seus pares, para os professores, para as famílias dos mesmos e para a sociedade em geral; b) a maioria dos futuros professores considera a turma do Ensino Regular o ambiente mais adequado para os alunos com PEA, reforçando a inclusão destes alunos como um direito; c) os futuros professores consideram que a inclusão tem um impacto mais significativo no desenvolvimento social do que no desenvolvimento académico do aluno com PEA; d) a variável tipo de Mestrado teve impacto na perceção sobre a inclusão na classe regular, tendo-se verificado que os alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foram aqueles que apresentaram os resultados mais positivos; e) a variável sexo teve impacto na perceção sobre a inclusão na classe regular, tendo-se verificado que os participantes do sexo feminino apresentam as perceções mais favoráveis.por
dc.description.abstractThe present research aim to analyze the perspectives of future teachers regarding inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools. A quantitative methodology was used and data was collected with a questioner from 61 master students. The results analysis were descriptive and inferential. The main conclusions drawn from this study were the following: a) future teachers consider that inclusion of students with ASD was beneficial to themselves, their peers, teachers, their families and society; b) the majority of future teachers consider Regular class as the most suitable environment for students with ASD, reinforcing the right of inclusion; c) the future teachers consider that inclusion has a more significant impact on the social development than in the academic development of the student with ASD; d) the variable type of Master’s degree had an impact on the perception about inclusion in the regular class. Students of the Master's Degree in Pre-School Education and of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education were those who demonstrate the most positive results; e) the sex variable had an impact on the perception about inclusion in the regular class, with female participants presenting the most favorable perceptions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFuturos professorespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopor
dc.subjectFuture teacherspor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectAutism spectrum disorderpor
dc.titlePerspetivas de futuros professores sobre a inclusão de alunos com perturbação do espectro do autismopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202201686por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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