Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60157

TítuloO papel da comunicação digital no marketing territorial: a estratégia do Taste Braga
Autor(es)Silva, Sara Daniela Gonçalves da
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveMarketing territorial
Branding territorial
Comunicação digital
Meios digitais
Place marketing
Place branding
Online communication
Digital media
Data2019
Resumo(s)Realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Ramo de Publicidade e Relações Públicas, da Universidade do Minho, este relatório de estágio dedica-se a descrever e analisar o papel da comunicação digital numa estratégia de marketing territorial. Partindo do estudo de caso de um projeto trabalhado durante a experiência profissionalizante – o Taste Braga –, o presente relatório foca-se especialmente nas funções e nos resultados potencialmente atingíveis por meio do uso de ferramentas de comunicação digital como websites, blogs, média sociais e emails. Através de diversas leituras exploratórias, da própria experiência de estágio e ainda da análise de informações e dados relativos ao Taste Braga, procura-se, por um lado, definir conceitos relacionados com o marketing e branding territorial e com a comunicação digital e, por outro, explorar a forma como a relação entre ambas as áreas se desenrola e descortinar quais as eventuais vantagens e dificuldades do processo. Assim, ao longo das páginas deste relatório, com uma metodologia predominantemente descritiva, utiliza-se o caso específico de uma marca territorial referente à região de Braga para retirar algumas ilações gerais acerca do papel que os meios digitais podem ocupar em estratégias de marketing de territórios.
Carried out under the Master’s degree in Communications Sciences – Area of Advertising and Public Relations, in University of Minho, this internship report intends to describe and analyse the role occupied by online communication on a place marketing strategy. Using as case study a project that was worked on during the internship experience – Taste Braga –, the present report specially focus on the functions and the result one may obtain by using online communication tools like websites, blogs, social media and emails. Through several exploratory readings, the internship itself and the analysis of data and information concerning Taste Braga, it is aimed to, by one hand, define the concepts connected to place branding and marketing and to online communication, and, on the other hand, explore the way in which the two areas work together and uncover the potential advantages and difficulties of the process. Thus, throughout the pages of this report, with a predominantly describing methodology, the specific case of place brand Taste Braga is used in order to reach some general conclusions about the role that digital media may play on place marketing strategies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60157
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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