Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60166

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cidália Ferreirapor
dc.contributor.authorMartins, Paula Cristina Miranda da Silvapor
dc.date.accessioned2019-04-23T08:25:08Z-
dc.date.available2019-04-23T08:25:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60166-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)por
dc.description.abstractEsta investigação principia que os espaços habitados refletem rotinas diárias e práticas comuns, tendo como foco base de trabalho uma questão central das mesmas: as crianças. Pretende-se perceber de que forma se criam as relações pessoais, espaciais e temporais, questionando sempre aquilo que as relaciona com o lugar vivenciado, assumindo que as crianças são livres para se apropriarem dos espaços em seu redor, espaços estes desenhados à dimensão adulta. Como território de estudo, a vila de Pevidém surge como um catalisador de relações transescalares com as freguesias envolventes, centralizando uma variedade de ligações com o dia-a-dia: o espaço da escola, o espaço do parque, o espaço da escola de música, os percursos e as rotinas diárias, os movimentos pedonais e viários, o modo de estar e ainda a ligação singular com a cidade de Guimarães. O objetivo consiste em estimular o potencial da articulação entre os espaços existentes, de forma a elaborar uma investigação base, que recorre ao contínuo trabalho in situ, para procurar as pistas e analogias existentes no lugar, nas relações entre as suas várias escalas e fluxos, descobrindo e concretizando pontuais focos de trabalho de interação com as pessoas/crianças. A divisão em três capítulos reflete o trabalho efetuado ao longo das visitas de campo: Observar, Dialogar e Interagir. Desde logo o processo da investigação é refletido nos capítulos do trabalho, enunciando atitudes e inquietações constantes que iam surgindo ao longo do processo de análise, refletindo assim sobre as questões essenciais como potencializadoras de narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém. Um estudo através de escalas, através das pessoas, entre tempos e espaços, refletindo hábitos humanos nas vidas comuns, com o objetivo principal de encontrar relações de permanência entre a comunidade e a vila de Pevidém, para assim intensificar e aperfeiçoar os usos diversos encontrados. Lugares vivenciados, rotinas coletivas e práticas habituais, narrativas sócio-espaciais como resultado de um habitar comum.por
dc.description.abstractThis research begins that the inhabited spaces reflect daily routines and common practices, focusing on a central issue of the same: the children. It is intended to understand how personal, spatial and temporal relationships are created, always questioning what relates them to the place experienced, assuming that children are free to appropriate the spaces around them, spaces designed to the adult dimension. As a study territory, the village of Pevidém emerges as a catalyst for transcending relations with the surrounding villages, centralizing a variety of connections with everyday life: the school space, the park space, the music school space , the daily paths and routines, the pedestrian and road movements, the way of being and also the singular connection with the city of Guimarães. The purpose is to stimulate the potential of the articulation between the existing spaces, in order to elaborate a basic research, which uses the continuous work in situ, to search for clues and analogies existing in the place, in the relations between the various scales and flows, discovering and concretizing focal points of work interaction with the people/the children. The division into three chapters reflects the work done during the field visits: Observe, Dialogue and Interact. From the outset, the research process is reflected in the chapters of the work, stating the constant attitudes and concerns that emerged throughout the process of analysis, thus reflecting on the essential issues as potentiators of socio-spatial narratives of the child in Pevidém. A study through scales, through people, between times and spaces, reflecting human habits in common lives, with the main objective of finding relations of permanence between the community and the village of Pevidém, in order to intensify and improve the various uses found. Experienced places, collective routines and usual practices, socio-spatial narratives as a result of a common living.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleNarrativas sócio-espaciais da criança em Pevidémpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202226980por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquitecturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Paula Cristina Miranda da Silva Martins.pdf77,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID