Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60279
Título: | Estudo da relação entre a responsabilidade social empresarial e a tributação |
Outro(s) título(s): | The study of the relationship between corporate social responsibility and taxation |
Autor(es): | Sousa, Marta Teixeira |
Orientador(es): | Marques, Mário |
Palavras-chave: | Responsabilidade social empresarial Evitação fiscal Agressividade fiscal Corporate social responsibility Tax avoidance Tax aggressiveness |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A globalização da economia teve como consequência mudanças sociais e políticas,
que levantam questões acerca do desempenho social das empresas. Cada vez mais, as
empresas reconhecem a importância do seu papel na sociedade envolvente, e uma das
grandes prioridades dos gestores é a responsabilidade social que as suas empresas
praticam.
Esta responsabilidade deve estar presente na estratégia das organizações, de forma
a que estas obtenham vantagem competitiva no mercado onde atuam. As empresas devem
respeitar as questões fiscais determinadas pela lei, de forma a pôr em prática a sua
responsabilidade.
Esta investigação pretende estudar a relação entre a responsabilidade social das
empresas e as práticas de evitação fiscal das mesmas, em contexto português, mais
concretamente numa amostra de empresas localizadas no distrito de Braga. A
metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário a empresas de diversos
setores de atividade para, posteriormente, ser construído um índice de responsabilidade
social para incorporar num modelo de regressão linear. Os resultados foram submetidos
a testes estatísticos de forma a validar as conclusões da investigação.
As principais conclusões da presente investigação parecem indicar a existência de
uma relação entre a responsabilidade social das empresas e a evitação fiscal. Ou seja, as
empresas que se apresentem com níveis elevados de responsabilidade social, parecem
adotar em menor grau práticas de evitação fiscal. The globalization of the economy has resulted in social and political changes, arising questions about the social performance of companies. More and more, companies recognize the importance of their role in the surrounding society, and one of the top priorities of managers is the social responsibility that their companies practice. This responsibility must be present in the organizations’ strategy, to gain competitive advantage in the market where they operate. Companies should respect tax issues determined by law in order to put their responsibility into practice. This investigation aims to study the relationship between corporate social responsibility and tax avoidance practices in the Portuguese context, specifically in a sample of companies of the district of Braga. The methodology adopted consisted in the application of a survey to companies from different sectors of activity, resulting in a social responsibility index that was further incorporated into a linear regression model. The results were submitted to statistical tests in order to validate the conclusions of the investigation. The main conclusions of the present investigation indicate that there is a relationship between corporate social responsibility and tax avoidance. In other words, companies that present themselves with high levels of social responsibility, seem to adopt less tax avoidance practices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60279 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta+Teixeira+Sousa.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |