Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60664

TítuloDos dispositivos móveis à aprendizagem ubíqua – Da usabilidade técnica à usabilidade pedagógica
Outro(s) título(s)From mobile devices to ubiquitous learning – From technical usability to pedagogical usability
Autor(es)Silva, Viviane Gomes da
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveUsabilidade técnica
Usabilidade pedagógica
Mobile learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino técnico a distância
Data11-Fev-2019
Resumo(s)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vêm sendo incorporadas nos contextos de ensino e formação, ampliando a amplitude de ação das ofertas educativas. Este movimento veio renovar e modificar substancialmente quer os cenários de ensino e formação presencial, quer os cenários de ensino e formação a distância, reduzindo os elementos distintivos entre ambos. Diante deste contexto, esta investigação teve como foco de estudo a utilização de TDIC, com ênfase na usabilidade técnica e usabilidade pedagógica de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em dispositivos móveis, nomeadamente o telefone celular. O estudo foi norteado a partir das seguintes questões-problema: Qual a viabilidade da adoção de práticas de mobile learning na formação e qualificação profissional dos alunos dos cursos técnicos à distância do Instituto Federal do Amazonas? Que aspectos de usabilidade técnica e usabilidade pedagógica devem ser considerados no processo de implementação e expansão do mobile learning na formação e qualificação profissional dos alunos dos cursos técnicos à distância do Instituto Federal do Amazonas? Participaram desta investigação alunos e professores de cursos técnicos a distância realizados pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em campi espalhados pelos municípios do Estado do Amazonas no Brasil. No que diz respeito à metodologia, optamos pelo development research, principalmente por tratarse de um modelo de investigação misto, que permite ao investigador combinar métodos quantitativos e qualitativos, bem como diversos instrumentos de recolha de dados. A recolha de dados foi realizada em duas etapas, sendo que na primeira participaram 114 alunos e 32 professores, que responderam a Questionários de Caracterização e Percepção (QC&P) da Usabilidade Técnica e Usabilidade Pedagógica do AVA. Na segunda etapa, participaram 41 alunos e 6 professores, que realizaram testes empíricos com a utilização dos recursos do AVA pelo telefone celular seguidos de Questionários de Avaliação de Usabilidade Técnica e de Usabilidade Pedagógica (AUT&P) para alunos e professores. Tanto o QC&P quanto o AUT&P foram distribuídos aos participantes de forma online, por meio da ferramenta Google Forms. O AUT&P foi construído a partir da adaptação dos questionários de avaliação de usabilidade técnica (Nielsen, 1993) e usabilidade pedagógica (Nokelainen, 2006) para a realidade do IFAM, resultando em uma versão para aplicação nos alunos e outra para aplicação nos professores. A versão aplicada nos alunos contemplou questões relativas à percepção dos respondentes sobre a EaD, a aprendizagem móvel e sobre orientações pedagógicas utilizadas nos cursos técnicos. A versão aplicada nos professores contemplou questões didático-pedagógicas envolvendo a experiência e formação do docente, especificamente no aspecto da usabilidade pedagógica. Antes de responderem ao AUT&P, alunos e professores foram convidados a realizar algumas atividades cotidianas no AVA via telefone celular, para analisarem a eficácia do AVA via m-learning. Para recolher os dados, foram utilizados vários métodos, quais sejam: análise documental, observação direta do AVA; questionário QC&P para alunos e professores; teste empírico no AVA via telefone celular para alunos e professores e questionário AUT&P. Da análise dos dados, decorrem diversos aspectos que apontam para a viabilidade da adoção do mlearning nos cursos técnicos a distância do IFAM, dentre os quais se destacam os fatos de a maioria dos estudantes: já possuir telefones celulares conectados à Internet por meio de pacotes de dados pré-pagos; ser proficiente no uso do dispositivo, utilizá-lo para acessar a Internet e realizar diversas atividades; perceber o uso da tecnologia móvel para fins educativos como fácil e agradável e já realizar algumas atividades educativas fazendo uso do telefone celular. Reforçando essa viabilidade destacam-se os fatos de a maioria dos professores se declararam proficientes no uso das tecnologias e fazerem uso do aparelho celular para algumas atividades de ensino. Entretanto, dentre os aspectos de usabilidade técnica que devem ser melhorados destacaram-se: a necessidade dos componentes do AVA no m-learning serem carregados mais rapidamente e consumirem o mínimo possível dos dados móveis dos participantes; a redução do excesso de informações na interface do AVA. O desenvolvimento de um aplicativo que possibilite o acesso offline à sala virtual e a adaptação do ambiente para o design responsivo são algumas das sugestões que surgiram e que merecem ser levadas em consideração em um novo planejamento do design do m-learning por parte do IFAM. Em relação à usabilidade pedagógica, a maioria dos alunos indicou grande satisfação com os conteúdos disponibilizados no AVA, mas sugeriu que a disponibilização de maior quantidade de vídeos e figuras seria importante para o processo de aprendizagem. Igualmente importante seria o desenvolvimento de mais atividades colaborativas e cooperativas. Embora os aspectos a serem desenvolvidos ou aprimorados, esta investigação constatou que os critérios fundamentais de usabilidade técnica e usabilidade pedagógica estão sendo atendidos parcialmente no m-learning do IFAM.
Information and Communication Digital Technologies (TDIC) have been incorporated in the contexts of education and training, thus broadening the spectrum of educational activities on offer. This movement has led to substantial renovation and changes, both within the scenarios of in-person teaching and training, as well as in the framework of long-distance education and training, which has minimized the distinguishing features of these two contexts. In light of these facts, the focus of this research study is on the use of TDIC, highlighting the technical and pedagogical usability of Virtual Learning Environments (AVA) for mobile devices, namely cell phones. The study was guided by the following problem-issues: How viable is it to adopt mobile learning actions in the professional training and qualification of students registered for long-distance technical courses provided by the Amazonian Federal Institute? Which are the aspects of technical and pedagogical usability to be considered in the process of implementing and extending mobile learning to the professional training and qualification of students involved in long-distance technical courses administered by the Amazonian Federal Institute? Participants in this research study were students and teachers of long-distance technical courses offered by the Amazonian Federal Institute (AFI), which took place on campuses across the municipalities of the Amazonas State in Brazil. With regard to methodology, one opted for development research, especially since it comprises a mixed investigation model. This enables the researcher to combine both quantitative and qualitative methods, as well as access to a wider range of instruments for data collection. Data collection was undertaken in two stages. In the first of these, there was a participation of 114 students and 32 teachers, who provided answers to the Questionnaires of Characterization and Perception of the Technical and Pedagogical Usability (QC&P) of the AVA. During the second stage, there was a participation of 41 students and 6 teachers, who were required to undertake empirical tests by means of AVA resources using cell phones. These were followed by Assessment Questionnaires of Technical and Pedagogical Usability (AUT&P), which were completed by both students and teachers. Both the QC&P and AUT&P were distributed to the participants online, by means of the tool Google Forms. The AUT&P was set up by adapting assessment questionnaires of technical usability (Nielsen, 1993) and pedagogical usability (Nokelainen, 2006) to the real context of the IFAM. This resulted in one version, which was applied to students, and another for teachers. The version designed for students contemplated issues relating to the respondents’ perception of EaD, long-distance learning on mobile devices and the pedagogical guidelines used in technical courses. The version designed for teachers broached didactic and pedagogical issues which involved the lecturer’s experience and training and, more specifically, the aspect of pedagogical usability. Before answering the AUT&P, students and teachers were asked to carry out a few everyday AVA activities on their cell phones in order to analyze the effectiveness of the AVA via m-learning. Various methods were used to proceed with data collection: document analysis; direct observation of the AVA; QC&P questionnaires for students and teachers; empirical tests in the AVA via cell phones, for both students and teachers; and the AUT&P questionnaire.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60664
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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