Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60713

TítuloAtividades laboratoriais sobre fenómenos luminosos com recurso a materiais de baixo custo: um estudo sobre as conceções e representações de práticas de professores angolanos de física
Outro(s) título(s)Laboratory activities on light phenomena physics with low cost materials: a study on angolan physics teachers’ conceptions and representations of practice
Autor(es)Canhica, Gustavo Nelito
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Palavras-chaveAngola
Atividades laboratoriais
Fenómenos luminosos
Materiais de baixo custo
Professores de física
Laboratory activities
Light phenomena
Low cost materials
Physics teachers
Data2019
Resumo(s)As Atividades Laboratoriais (AL) desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das ciências. De facto, as AL podem favorecer as inter-relações entre a teoria e a prática relacionadas com factos ou fenómenos luminosos. O sucesso das AL depende muito das conceções que os professores perfilham sobre este recurso didático, o papel que lhe atribuem e o modo como o põem em prática. A ausência de condições laboratoriais convencionais, pode constituir uma dificuldade para os professores e condicioná-los na realização de AL. Todavia, em muitas situações, é possível substituir os materiais convencionais por materiais de baixo custo (MBC) e assim minimizar os efeitos da falta dos mesmos. Ao fazer isto, os professores permitem que os alunos desenvolvam competências cognitivas e motoras relevantes, não só no contexto escolar, mas também no quotidiano. Esta investigação teve como objetivo geral relacionar as conceções e as representações de práticas de professores angolanos de Física sobre as AL com recurso a materiais de baixo custo (ALMBC) no tema Fenómenos Luminosos. Para se concretizar este objetivo foi utilizada a técnica de inquérito por entrevista, concretizada através de um guião de entrevista semi-dirigida. A entrevista foi aplicada a 16 professores angolanos de Física do 1º ciclo do ensino secundário geral, pertencentes à Província da Lunda-Norte, Município de Chitato que se voluntariaram para participar no estudo. Após a análise dos dados, constatou-se que, os professores participantes limitam o conceito de AL às atividades realizadas no laboratório e com materiais específicos deste e excluem atividades realizadas com MBC. Além disso, têm dificuldades em distinguir as potencialidades das AL no processo de ensino e de aprendizagem da Física. Embora valorizem menos as AL-MBC face às AL convencionais, referem que, em Angola, é mais fácil realizar as AL-MBC por falta de equipamentos e materiais necessários. Poucos professores estão habituados a utilizar AL para lecionar o tema Fenómenos Luminosos. No entanto, os que o fazem, utilizam MBC muito diversos. As AL que dizem realizar têm como finalidade a reprodução de fenómenos no laboratório, são do tipo ilustrativo e executadas em regime de demonstração. Embora os entrevistados refiram enfrentar dificuldades quando utilizam AL nas suas aulas, mostram-se satisfeitos com que realizam. Esta investigação acentua a necessidade de promover a formação dos professores acerca da utilização de AL, especialmente AL-CMB.
Laboratory activities (LA) are a teaching resource that can be used to improve the quality of science learning. In fact, LA may promote the interrelationships between the theory and the practice related to a given fact or phenomena on light. However, the LA success on doing so depends on the way they are put into practice and this depends in turn on the role that teachers attribute to LA based on their own believes relative to the educational potential of those activities. Shortage of school laboratory and equipment may prevent teachers from using LA in their classes. However, there is variety of situations in which low cost materials (LCM) can be used instead of the conventional materials. By doing so, teachers would enable students to develop laboratory related cognitive and motor competences which are relevant not only in school but also in students’ lives. The objective of this research is to relate Angolan physics teachers’ conceptions and their representations of practices relative to the LA with low cost materials (LA-LCM) on the physics topic Light Phenomena. A semi-structured interview was conducted with 16 physics teachers, teaching to 1st cycle of secondary education. It was supported by an interview guide that was developed and validated for this study. Interviewees were volunteers teaching Physics in the junior high school at the municipality of Chitato, which belongs to Lunda-Norte. Findings suggest that the participants in the study hold a narrow concept of LA which encompasses activities performed in the conventional laboratory with conventional equipment, and excludes activities done with low cost materials. Besides, they can hardly mention the potentialities of LA in the teaching and learning process of physics. Even though they undervalue LA-LCM when compared to conventional materials, they state that in Angola it is easier to carry out the latter due to the lack of equipment and materials that would be necessary to perform the former. Very few teachers are used to carry out laboratory activities to teach about light phenomena. However, those that do it, seem to use a variety of LCM. Teachers stated that LA which are usually performed in their classes aim at reproducing phenomena in the laboratory, are structured to confirm previously acquired knowledge, and done on a demonstration regime to the whole class. Even though the interviewees assume that they feel difficulties when they try to use LA in their classes, they stated that they are quite happy with the activities they are used to perform. Thus, these findings suggest that teacher education on using LA, and specially on LALCM for teaching is required.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60713
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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