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https://hdl.handle.net/1822/60756
Título: | Ritmos e coreografias do caminhar turístico na Medina de Tunes, Tunísia |
Autor(es): | Sarmento, João Carlos Vicente |
Data: | 2018 |
Citação: | Sarmento, J (2018) Ritmos e coreografias do caminhar turístico na Medina de Tunes, Tunísia. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Lusocom , Maputo, Moçambique, 28-30 novembro |
Resumo(s): | Nos últimos anos, o ‘mobility turn’ nas Ciências Sociais possibilitou um olhar diferente e criativo sobre a complexidade da mobilidade humana (Sheller & Urry, 2004; Urry, 2007). São vários os autores que se têm focado no modo como caminhamos por exemplo, sejam estes movimentos em contextos urbanos ou rurais, sejam para trabalho ou lazer (Solnit, 2000; Ingold, 2008; Wuinderlich, 2008; Edensor, 2010). Tem havido assim um crescente número de trabalhos que focam o movimento das pessoas, e recorrendo a tecnologias de posicionamento, constroem cartografias complexas e precisas de trajectórias no espaço e tempo. Esta comunicação centra-se nos movimentos e sobretudo nos caminhares e performances de turistas na Medina de Tunis, Tunísia. Este é um espaço urbano fortemente delapidado mas classificado como património da humanidade pela UNESCO (300 hectares) Está fortemente retraído em termos sociais e económicos, tem assistido a uma perda constante de população e é um espaço maioritariamente pedonal. Se é certo que a medina é diariamente percorrida por inúmeros turistas que trazem cor, coreografias e ritmos que em si também a constituem, este espaço, despoleta nos turistas internacionais uma série de imaginários orientalistas e marcadamente islâmicos, inspira fobias e reservas. Apesar de alguma atractividade, esta parte central da cidade revela-se algo periférica ao desenvolvimento turístico urbano, e periférica também em relação ao modelo de crescimento turístico à escala nacional. Inspirado pelo trabalho inacabado de Lefebvre (2004) sobre a análise de ritmos, e a sua insistência na coexistência de vários pulsares na cidade, e pelos conceitos de Estratégia e Táctica de Michel de Certeau, esta comunicação explora os ritmos e modos de andar dos turistas, que incluem as suas performances, linguagem corporal, avanços e recuos e olhares. Este trabalho resulta de campo exaustivo e detalhado, onde foi usada uma combinação de métodos móveis, entrevistas e análise de comentários em redes sociais. Defende-se que os turistas constroem diferentes ritmos na cidade, alterando-os rapidamente dependendo das situações em que se encontram. É a forma complexa como os corpos e ritmos dos turistas se cruzam com a cidade contemporânea que contribui para a construção da cidade em si mesma. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60756 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | GEO - Palestras DGEO (Coleção Palestras) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tourists’ walking rhythms.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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