Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60756

TítuloRitmos e coreografias do caminhar turístico na Medina de Tunes, Tunísia
Autor(es)Sarmento, João Carlos Vicente
Data2018
CitaçãoSarmento, J (2018) Ritmos e coreografias do caminhar turístico na Medina de Tunes, Tunísia. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Lusocom , Maputo, Moçambique, 28-30 novembro
Resumo(s)Nos últimos anos, o ‘mobility turn’ nas Ciências Sociais possibilitou um olhar diferente e criativo sobre a complexidade da mobilidade humana (Sheller & Urry, 2004; Urry, 2007). São vários os autores que se têm focado no modo como caminhamos por exemplo, sejam estes movimentos em contextos urbanos ou rurais, sejam para trabalho ou lazer (Solnit, 2000; Ingold, 2008; Wuinderlich, 2008; Edensor, 2010). Tem havido assim um crescente número de trabalhos que focam o movimento das pessoas, e recorrendo a tecnologias de posicionamento, constroem cartografias complexas e precisas de trajectórias no espaço e tempo. Esta comunicação centra-se nos movimentos e sobretudo nos caminhares e performances de turistas na Medina de Tunis, Tunísia. Este é um espaço urbano fortemente delapidado mas classificado como património da humanidade pela UNESCO (300 hectares) Está fortemente retraído em termos sociais e económicos, tem assistido a uma perda constante de população e é um espaço maioritariamente pedonal. Se é certo que a medina é diariamente percorrida por inúmeros turistas que trazem cor, coreografias e ritmos que em si também a constituem, este espaço, despoleta nos turistas internacionais uma série de imaginários orientalistas e marcadamente islâmicos, inspira fobias e reservas. Apesar de alguma atractividade, esta parte central da cidade revela-se algo periférica ao desenvolvimento turístico urbano, e periférica também em relação ao modelo de crescimento turístico à escala nacional. Inspirado pelo trabalho inacabado de Lefebvre (2004) sobre a análise de ritmos, e a sua insistência na coexistência de vários pulsares na cidade, e pelos conceitos de Estratégia e Táctica de Michel de Certeau, esta comunicação explora os ritmos e modos de andar dos turistas, que incluem as suas performances, linguagem corporal, avanços e recuos e olhares. Este trabalho resulta de campo exaustivo e detalhado, onde foi usada uma combinação de métodos móveis, entrevistas e análise de comentários em redes sociais. Defende-se que os turistas constroem diferentes ritmos na cidade, alterando-os rapidamente dependendo das situações em que se encontram. É a forma complexa como os corpos e ritmos dos turistas se cruzam com a cidade contemporânea que contribui para a construção da cidade em si mesma.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60756
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:GEO - Palestras DGEO (Coleção Palestras)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tourists’ walking rhythms.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID