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https://hdl.handle.net/1822/60807
Título: | Sobre o uso da maiúscula por alunos de Português Língua de Herança na Suíça_um estudo de caso |
Autor(es): | Caetano, A. M. Barroso, Henrique Santos, M. |
Palavras-chave: | Português Língua de Herança Norma ortográfica Transferência Desvios na representação da maiúscula Portuguese Heritage Language Orthographic norm Transfer Spelling deviations in the use of capital letters |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Revista: | Diacritica |
Citação: | Caetano, A. M., Barroso, H. & Santos, M. (2019). Sobre o uso da maiúscula por alunos de Português Língua de Herança na Suíça_um estudo de caso. Diacrítica, 32(2), pp. 55-91. |
Resumo(s): | O presente artigo centra-se sobre um estudo de caso desenvolvido em 2017 com uma amostra de falantes de Português Língua de Herança, residentes em Zurique (Suíça), e tem como objetivo refletir sobre os desvios na representação gráfica da maiúscula por parte de alunos lusodescendentes bilingues.
Partindo da hipótese empírica que a causa destes desvios consiste na transferência (linguística) do Alemão para o Português, o procedimento de intervenção implementado
no grupo de informantes em estudo baseou-se numa sequência de dois exercícios em momentos avaliativos diferenciados, permitindo, desta forma, proceder
à recolha e análise de dados, com vista a aferir a classe e subclasse de palavras que registam a percentagem mais elevada de ocorrências desviantes e perceber se a reflexão metalinguística contribui (ou não) para o uso da maiúscula convergente com a norma ortográfica do Português Europeu padrão. This article focuses on a case study developed in 2017 with a sample of Portuguese Heritage Language students, living in Zürich (Switzerland), and intends to be a reflection on the deviations in the graphic representation of the capital letter by some bilingual Portuguese descent students. Starting from the empirical hypothesis that the cause of these deviations consists in the transfer from German to Portuguese, the intervention procedure implemented in the group of informants under study was based on a sequence of two exercises at different evaluative moments, allowing, in this way, to collect and analyze data, in order to assess the class and subclass of words that register the highest percentage of deviant occurrences and to understand if the metalinguistic reflection contributes (or not) to the use of capital letters in accordance with the European Portuguese orthographic standard. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60807 |
ISSN: | 0870-8967 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Caetano, A. M., Barroso, H. & Santos, M. (2019). Sobre o uso da maiuscula por alunos de Portugues Lingua de Heranca na Suica_um estudo de caso. Diacritica, 32(2), pp. 55-91.pdf | 891,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |