Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60807

TítuloSobre o uso da maiúscula por alunos de Português Língua de Herança na Suíça_um estudo de caso
Autor(es)Caetano, A. M.
Barroso, Henrique
Santos, M.
Palavras-chavePortuguês Língua de Herança
Norma ortográfica
Transferência
Desvios na representação da maiúscula
Portuguese Heritage Language
Orthographic norm
Transfer
Spelling deviations in the use of capital letters
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacritica
CitaçãoCaetano, A. M., Barroso, H. & Santos, M. (2019). Sobre o uso da maiúscula por alunos de Português Língua de Herança na Suíça_um estudo de caso. Diacrítica, 32(2), pp. 55-91.
Resumo(s)O presente artigo centra-se sobre um estudo de caso desenvolvido em 2017 com uma amostra de falantes de Português Língua de Herança, residentes em Zurique (Suíça), e tem como objetivo refletir sobre os desvios na representação gráfica da maiúscula por parte de alunos lusodescendentes bilingues. Partindo da hipótese empírica que a causa destes desvios consiste na transferência (linguística) do Alemão para o Português, o procedimento de intervenção implementado no grupo de informantes em estudo baseou-se numa sequência de dois exercícios em momentos avaliativos diferenciados, permitindo, desta forma, proceder à recolha e análise de dados, com vista a aferir a classe e subclasse de palavras que registam a percentagem mais elevada de ocorrências desviantes e perceber se a reflexão metalinguística contribui (ou não) para o uso da maiúscula convergente com a norma ortográfica do Português Europeu padrão.
This article focuses on a case study developed in 2017 with a sample of Portuguese Heritage Language students, living in Zürich (Switzerland), and intends to be a reflection on the deviations in the graphic representation of the capital letter by some bilingual Portuguese descent students. Starting from the empirical hypothesis that the cause of these deviations consists in the transfer from German to Portuguese, the intervention procedure implemented in the group of informants under study was based on a sequence of two exercises at different evaluative moments, allowing, in this way, to collect and analyze data, in order to assess the class and subclass of words that register the highest percentage of deviant occurrences and to understand if the metalinguistic reflection contributes (or not) to the use of capital letters in accordance with the European Portuguese orthographic standard.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60807
ISSN0870-8967
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas


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