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TítuloEstudo sobre a aplicação prática do Target Costing
Outro(s) título(s)Study about the practical application of Target Costing
Autor(es)Rodrigues, Débora Liliana Alves da Silva
Orientador(es)Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
Palavras-chaveAnálise de valor
Engenharia de valor
Gestão de custos
Kaizen-costing
Target-costing
Cost management
Value analysis
Value engineering
Data2019
Resumo(s)Este relatório de estágio tem dois objetivos gerais. Por um lado, o cumprimento das tarefas previstas no artigo 9º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da Ordem dos Contabilistas Certificados. Por outro lado, o estudo da aplicação prática do Target Costing na COINDU, uma empresa industrial do ramo automóvel, entidade acolhedora deste estágio. O estudo da aplicação prática do Target Costing passa por apresentar o conceito subjacente a esta ferramenta de gestão de custos, a motivação para a sua adoção e implicações quanto à sua aplicação prática. Neste sentido, neste estudo uma metodologia qualitativa foi adotada, assente numa pesquisa exploratória, recorrendo a entrevistas aos vários intervenientes da implementação da ferramenta na organização, bem como análise de documentação e observação direta. Face à revisão de literatura e análise das entrevistas realizadas constatou-se que a implementação da ferramenta na organização está, em geral, de acordo com as orientações identificadas na revisão da literatura para a sua boa implementação. Constatou-se, igualmente, que as funções de cada responsável estão diretamente relacionadas com as funções desempenhadas no Target Costing, não tendo estas sofrido alteração substancial com a introdução da ferramenta. Contudo, a aplicação prática do Target Costing promoveu uma maior interligação entre os diferentes membros e as suas tarefas, em torno de um objetivo comum. Além disso, face à implementação ainda num estado inicial da ferramenta, ainda não é sentido o envolvimento de toda a organização. Os efeitos prendem-se, nomeadamente, com a introdução de novos conceitos, como o Target Margin para todos os projetos em negociação e/ou já em produção. Por isso, a entidade reconhece que ainda há oportunidades de melhoria para a bem-sucedida aplicação do Target Costing no sucesso da ferramenta.
This internship report has two main goals. On one hand, the fulfillment of the tasks set forth in article 9th of the Regulation of Registration, Professional Training and Examination of Regulation of the Order of Certified Accountants. On the other hand, the study of the practical application of Target Costing in COINDU, an industrial company of the automotive branch, welcoming entity of this internship. The study of the practical application of Target Costing presents the underlying concept of this cost management tool, the motivation for its adoption and implications for its practical application. In this sense, in this study a qualitative methodology was adopt, based on an exploratory research, using interviews with main actors of the implementation of the tool in the organization, as well as analysis of documentation and direct observation. Considering the literature review and analysis of the interviews conducted, I found that the implementation of the tool in the organization is generally in accordance with the guidelines identified in the literature review for its good implementation. I also verified that the functions of each person in charge were directly relate to the functions performed in Target Costing, which did not change substantially with the introduction of the tool. However, the practical application of Target Costing has promoted a greater interconnection between the different members and their tasks, around a common goal. In addition, due to the initial state of the tool implementation, the involvement of the whole organization had not felt yet. The effects were relate in particular to the introduction of new concepts such as Target Margin for all projects under negotiation and / or already in production. For this reason, the entity recognizes that there are still opportunities for improvement for the successful application of Target Costing in the success of the tool.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61013
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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