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TítuloFormalização de um programa de mentoring num contexto de um Centro de Tecnologia e Desenvolvimento
Outro(s) título(s)Formalization of a mentoring program in a context of a Technology and Development Center
Autor(es)Rocha, Bruna Isabel Sousa da
Orientador(es)Ribeiro, José João Correia Leite
Palavras-chaveMentee
Mentor
Mentoring
Programa de mentoria
Mentoring program
Data2019
Resumo(s)Hoje em dia a maioria das empresas de alta tecnologia em Portugal e no mundo, tem assistido a um crescimento exponencial, sobretudo no número de colaboradores contratados. Assim, devido à elevada procura de recursos humanos altamente qualificados e à escassa oferta face à procura, as empresas tecnológicas enfrentam uma competição feroz para atrair talentos e reter "cérebros" detentores de informação/conhecimento valioso. É neste contexto que surgem muitas vezes os programas de mentoria. Estes têm por objetivo a transmissão de conhecimento de colaboradores mais experientes – mentores - para colaboradores recém-chegados a uma organização, a um determinado projeto ou a determinado posto de trabalho - mentees. De acordo com os objetivos e com a estratégia de crescimento do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento estudado, este projeto tem como objetivo principal desenvolver e formalizar um programa de mentoring. Até então a cada novo colaborador era-lhe atribuído um mentor. Contudo havia uma indefinição de papéis e responsabilidades, bem como falta de supervisão dos relacionamentos, o que provocou ineficiências e entropias: daí a necessidade de formalizar esta prática organizacional. Assim, para a concretização da formalização do programa torna-se também necessário: desenvolver diretrizes e condutas para a prática do programa, definir papéis dos diferentes intervenientes na relação, criar um manual para os mentores, construir mecanismos de tracking e de avaliação do programa e desenvolver um plano de formação para o mesmo. De forma a desenvolver este projeto teve-se em consideração os desenvolvimentos recentes na literatura da temática do mentoring em dimensões como: emergência e definição do conceito de mentoring e de conceitos periféricos, objetivos, intervenientes, vantagens e desvantagens, facilitadores e obstáculos e fases de desenvolvimento de um programa de mentoring. A metodologia utilizada assentou na realização de 23 entrevistas semiestruturadas e 19 entrevistas dirigidas a colaboradores do centro de tecnologia e desenvolvimento estudado. Em paralelo, também se realizaram reuniões com as chefias e analisaram-se documentos produzidos pela mesma entidade.
Nowadays most of the high technology companies in Portugal and in the world have witnessed an exponential growth, especially in the number of hired employees. Thus, due to the high demand for highly skilled human resources and their low demand, technology companies face fierce competition to attract talent and retain "brains" with valuable information/knowledge. It is in this context that mentoring programs often emerge. These are aimed to transmit knowledge from more experienced employees – mentors - to newcomers of an organization, a particular project or a job position – mentees. According to the objectives and to the growth strategy of the Technology and Development Center studied, this project aims to develop and formalize a mentoring program. Until then, each new employee was assigned a mentor. However, there was a lack of definition of roles and responsibilities, as well as lack of supervision of relationships, which led to inefficiencies and entropies: hence the need to formalize this organizational practice. Thus, in order to achieve the formalization of the program, it is also necessary to: develop guidelines and conducts to the practice of the program, define roles of the different actors in the relationship, create a manual for mentors, build monitoring and evaluation mechanisms of the program and develop a training plan for it. In order to develop this project, it was taken into account the recent developments in the literature on the theme of mentoring in dimensions such as: emergence and definition of the concept of mentoring and peripheral concepts, goals, participants, advantages and disadvantages, facilitators and obstacles and development phases of a mentoring program. The methodology used was built on 23 semi-structured interviews and 19 structured interviews with employees of the center of technology and development studied. At the same time, meetings were held with the managers and documents produced by the same entity were analysed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61128
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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