Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61198
Título: | Revisão sistemática no uso das tecnologias educacionais por professores recém-formados |
Autor(es): | Feitoza, João Victor Alves Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Revisão sistemática Tecnologias digitais Formação inicial de professores Prática docente |
Data: | Mai-2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Feitoza, J. V. & Lencastre, J. A. (2019). Revisão sistemática no uso das tecnologias educacionais por professores recém-formados. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 553-561). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência. |
Resumo(s): | Esse artigo traz uma revisão sistemática de literatura que é um importante passo para o desenvolvimento de pesquisas científicas, por proporcionar um apanhado geral da literatura nos últimos anos sobre um determinado assunto. O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura feita no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sobre a prática pedagógica relacionada às Tecnologias educacionais por professores recém-formados. Dessa pesquisa foram encontrados 208 artigos publicados em revistas científicas em língua portuguesa na área da educação. A pesquisa foi conduzida a partir de três temas centrais: (i) Formação inicial de professores, (ii) Tecnologia educativa e (iii) Prática docente. Dos 208 textos encontrados inicialmente apenas cinco permaneceram para um estudo mais detalhado ao final das várias etapas de inclusão e exclusão. Os resultados encontrados mostraram que a presença de disciplinas na matriz curricular dos cursos de licenciatura ainda pode estar sendo insuficiente e que a maioria dos professores pesquisados usam recursos tecnológicos em sua prática docente, apesar de não explorarem ao máximo toda a potencialidade que esses recursos podem proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram falta de estrutura adequada e resistência por parte de professores mais experientes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61198 |
ISBN: | 978-989-97374-8-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Joao_Victor_Feitoza_&_Lencastre_Challenges2019.pdf | 207,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |