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dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorOliveira, Ângela Sofia Sápor
dc.date.accessioned2019-09-19T10:41:47Z-
dc.date.available2019-09-19T10:41:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61423-
dc.descriptionDissertação de mestrado intergrado em Psicologiapor
dc.description.abstractAs práticas de literacia familiar e o temperamento parecem influenciar o desenvolvimento linguístico. O objetivo principal deste estudo foi avaliar em que medida as práticas de literacia familiar e o temperamento da criança são preditores do desenvolvimento linguístico, nomeadamente das dimensões do vocabulário e complexidade sintática na vertente expressiva e de uma medida compósita de linguagem expressiva e recetiva. A amostra deste estudo foi constituída por 23 crianças com idades compreendidas entre os 36 e os 48 meses. Foram administrados o Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas de Macarthur-Bates III – versão do Português Europeu, a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths – Extensão Revista, o Questionário sobre Práticas e Hábitos de Literacia e o Questionário sobre o Comportamento da Criança. Os resultados indicaram que, uma vez controlados os efeitos da idade, as práticas de literacia familiar e a dimensão do temperamento, controlo com esforço, são preditores do vocabulário e da complexidade sintática. As dimensões do temperamento bem como as práticas de literacia familiar não predizem a medida de linguagem expressiva e recetiva. Assim, as práticas de literacia familiar e certas dimensões do temperamento parecem favorecer o desenvolvimento linguístico de crianças cuja a língua materna é o Português Europeu.por
dc.description.abstractThe family literacy practices and temperament seems to influence the linguistic development. The main objective of this study was evaluate to what extent the family literacy practices and temperament of the children are predictors of linguistic development, namely in the dimensions of vocabulary and syntactic complexity on the expressive side and on a composite of expressive and receptive language. The sample of this study consisted of 23 children aged between 36 and 48 months. Were applied the Marcarthur-Bates Communicative Development Inventories III – European Portuguese version, the Griffiths Mental Development Scale – Extended Revised, the Questionnaire on Practices and Literacy Habits and the Children’s Behavior Questionnaire. The results indicated that, once controlled the children age effects, the family literacy practices and dimension of temperament, effortful control, are predictors of vocabulary and the syntactic complexity. The dimensions of temperament as well as family literacy practices do not predict the expressive and receptive language measure. So, the family literacy practices and certain dimensions of temperament seem to foment the linguistic development of the child, whose mother tongue is European Portuguese.por
dc.description.sponsorshipEste projeto foi realizado no Centro de Investigação em Psicologia (PSI/01662), Universidade do Minho, e foi financeiramente suportado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiados pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145-Feder-007653)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectComplexidade sintáticapor
dc.subjectLinguagem recetiva e expressivapor
dc.subjectPráticas de literacia familiarpor
dc.subjectTemperamento da criançapor
dc.subjectVocabuláriopor
dc.subjectChild temperamentpor
dc.subjectExpressive and receptive languagepor
dc.subjectFamily literacy practicespor
dc.subjectSyntactic complexitypor
dc.subjectVocabularypor
dc.titleImpacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguísticopor
dc.title.alternativeImpact of family literacy practices and temperament on linguistic developmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202268187por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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