Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61657

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dc.contributor.advisorDinis-Carvalho, Josépor
dc.contributor.authorFerreira, Ana Filipa da Cruzpor
dc.date.accessioned2019-10-08T10:04:00Z-
dc.date.available2019-10-08T10:04:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61657-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA presente dissertação enquadra-se no âmbito do projeto do 5ºano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial realizado em contexto industrial na Moldartpóvoa – Fábrica de Molduras e Quadros da Póvoa de Varzim, LDA. O principal objetivo deste projeto consistiu na análise e melhoria do sistema de melhoria contínua da empresa, por forma a torná-lo mais resiliente e sustentável. Na empresa já tinham sido formadas equipas de trabalho. Porém, na fase de diagnóstico identificaram-se algumas fragilidades como o pouco envolvimento dos colaboradores, a estagnação de práticas de melhoria contínua e a falta de um acompanhamento sistemático. De modo a colmatar os problemas identificados foram selecionadas cinco equipas para serem acompanhadas segundo o modelo 1, baseado na metodologia Toyota Kata e cinco equipas para serem seguidas com o modelo 2, inspirado na metodologia Kaizen Diário. As restantes equipas representaram um grupo controlo e foram seguidas com o modelo 3 que consistia apenas numa reunião mensal. Tendo em conta os resultados e benefícios obtidos em cada grupo de equipas, pretendia-se averiguar se um acompanhamento mais regular originava melhores resultados de desempenho e de satisfação dos colaboradores. Nas equipas - modelo 1 procurava-se junto da equipa oportunidades de melhorar o trabalho através da realização de pequenas experiências. Nestas equipas o nível de desempenho médio global aumentou em 14,7%. Nas equipas – modelo 2 aplicaram-se quatro etapas: organização da equipa, implementação da técnica dos 5S, normalização do trabalho e melhoria de processos. Estas equipas – modelo 2 aumentaram o seu nível de produtividade média em 6,6%. Relativamente às equipas – modelo 3, o nível de desempenho global aumentou em 2,4%. Além disso, nas seis equipas que efetuam setups registaram melhorias nos tempos de setup, nomeadamente uma redução de 14,7% na equipa – modelo 1, uma diminuição de 23,3% na equipa – modelo 2 e nas restantes quatro equipas seguidas com o modelo 3 a redução média global foi de 5,1%. Face aos resultados dos inquéritos e ao envolvimento demonstrado pelos colaboradores, concluiu-se que um acompanhamento mais frequente impulsiona a melhoria do nível de desempenho das equipas e proporciona uma maior satisfação e motivação dos colaboradores.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the framework of the Project of the 5th year of the Integrated Master’s in Industrial Management and Engineering and it was conducted in an industrial environment at the company Moldartpóvoa – Fábrica de Molduras e Quadros da Póvoa de Varzim, LDA. The main goal of this project was to analyse and improve the continuous improvement system of the company in order to make it more resilient and sustainable. In the company had already been formed teams of continuous improvement. However, in the diagnostic phase, some weaknesses were identified, such as the low employee involvement, the stagnation of continuous improvement practices and the lack of systematic follow-up. In order to address the identified problems, five teams were selected to be followed according to model 1, based on the Toyota Kata methodology and five other teams to be followed with model 2, inspired by the Daily Kaizen methodology. As for the remaining seven teams, these represented a control group and were followed with the model 3 which consisted only of a monthly meeting. Considering the results and benefits obtained in each group of teams, it was intended to investigate whether a more regular monitoring leads to better results of performance and employee satisfaction. In teams - model 1 the goal was to seek opportunities with the team to improve their work through small experiments. In these teams the overall average performance level increased by 14,7%. In the teams-model 2 four steps were applied: organization of the team, implementation of the 5S technique, standardization of work and improvement of processes. These teams-model 2 increased their average productivity level by 6,6%. For teams - model 3, the overall performance level increased by 2,4%. Furthermore, in the six teams that perform setups, there were improvements in set-up times, namely a reduction of 14,7% in the team - model 1, a decrease of 23,3% in the team - model 2 and in the remaining four teams followed by the model 3, the overall average reduction was 5,1%. Given the results of the surveys and the involvement shown by the employees, it was concluded that a more frequent monitoring of teams drives performance improvement of teams and provides a greater satisfaction and motivation of the employees.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectProdução leanpor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectEquipaspor
dc.subjectToyota Katapor
dc.subjectKaizenpor
dc.subjectLean productionpor
dc.subjectContinuous improvementpor
dc.subjectTeamspor
dc.titleAnálise e melhoria de um sistema de melhoria contínuapor
dc.title.alternativeAnalysis and improvement of a continuous improvement systempor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202278131por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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