Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61774

TítuloEstudio sobre las estrategias de adquisición y aprendizaje de léxico en estudiantes lusófonos de español como lengua extranjera
Autor(es)Suárez González, Alicia
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Araújo, Sílvia
Palavras-chaveCompetencia estratégica
Colocaciones léxicas
Expresiones idiomáticas
Recursos digitales
Competência estratégica
Colocações lexicais
Expressões idiomáticas
Recursos digitais
Strategic competence
Lexical placements
Idiomatic expressions
Digital resources
Data2019
Resumo(s)El objetivo de esta investigación es identificar las estrategias de solución que los estudiantes de lenguas etimológicamente cercanas (como es el caso de los estudiantes portugueses que estudian español como lengua extranjera) implementan en un nivel intermedio (B1 según la QECRL, 2001) con el fin de resolver las dificultades que ciertos contenidos léxicos, como algunas unidades fraseológicas, pueden causar. En este contexto de investigación, fue posible identificar las estrategias que los estudiantes ponen en práctica para enfrentar estas dificultades y demostrar que pueden superarlas utilizando ciertas herramientas digitales. Este trabajo consiste en monitorizar los ordenadores de los estudiantes para identificar las herramientas que los informantes utilizan en el estudio para resolver problemas léxicos. Este trabajo de investigación se estructura en tres partes. La primera parte presenta los fundamentos teóricos en los que se basa. La segunda parte contiene la descripción del estudio empírico realizado en un centro de enseñanza reglada situado en Braga (Portugal). La tercera parte presenta el análisis de los datos extraídos del estudio empírico y las conclusiones del estudio. Los resultados de este trabajo de investigación muestran que el uso adecuado de las herramientas digitales facilita la adquisición del léxico en momentos específicos del aprendizaje, especialmente en contextos donde la proximidad etimológica de las lenguas dificulta la interpretación de la LE. A partir de esta observación, es posible reconocer la importancia de desarrollar la competencia estratégica y autónoma de los estudiantes de LE, no sólo con respecto a los procesos cognitivos que se producen durante el aprendizaje, sino también con respecto al conocimiento de los recursos externos que les permiten lograr un aprendizaje más eficaz.
O objetivo desta investigação é identificar as estratégias de solução que os estudantes de línguas etimologicamente próximas (como é o caso dos estudantes de português língua materna que estudam espanhol como língua estrangeira), num nível intermédio (B1 segundo o QECRL, 2001), implementam para solucionar dificuldades que determinados conteúdos léxicos, nomeadamente algumas unidades de fraseologia, podem suscitar. Neste contexto de investigação, foi possível identificar as estratégias que os alunos põem em prática para enfrentar essas dificuldades e comprovar que podem ultrapassá-las essas com recurso a determinadas ferramentas digitais. Trata-se de um trabalho que recorre à monitorização dos computadores dos estudantes para identificar as ferramentas que os informantes utilizam no estudo para resolver os problemas de ordem lexical. Este trabalho de pesquisa está estruturado em três partes. A primeira parte apresenta os fundamentos teóricos nos quais se inscreve. A segunda parte contém a descrição do estudo empírico implementado num centro de ensino oficial de ensino secundário em Braga (Portugal). A terceira parte apresenta a análise dos dados extraídos com base no estudo empírico e as conclusões do estudo. Os resultados deste trabalho de pesquisa mostram que o uso adequado de ferramentas digitais facilita a aquisição do léxico em momentos específicos da aprendizagem, especialmente em contextos em que a proximidade etimológica das línguas dificulta a interpretação da LE. A partir desta constataçao, é possível reconhecer a importância do desenvolvimento da competência estratégica e autónoma dos alunos de LE, não só no que diz respeito aos processos cognitivos que ocorrem durante a aprendizagem, mas também no que diz respeito ao conhecimento de recursos externos que lhes permitem realizar uma aprendizagem mais eficaz.
The aim of this study is to identify the solving strategies that students with etymologically similar languages (such as students whose mother tongue is Portuguese and who study Spanish as a foreign language, FL) implement at an intermediate level (B1 according to the CEFR, 2001) in order to solve difficulties that certain lexical contents, and more specifically, certain phraseology units, may cause. In this study context, it was possible to identify the strategies that students put into place to deal with these difficulties and to demonstrate that they are able to overcome them using certain digital tools. This article involves monitoring students' computers in order to identify the tools that informants use when dealing with lexical problems during learning. The study is structured in three parts. The first part presents the theoretical foundations on which it is based. The second part contains the description of the empirical study implemented in an official secondary education centre in Braga (Portugal). The third part presents the analysis of the data extracted from the empirical study and the conclusions of the study. The results of this study show that the appropriate use of digital tools facilitates the acquisition of lexicon during specific moments of learning, especially in contexts where the etymological proximity of languages hinders the interpretation of the FL. Based on this observation, it is possible to recognise the importance of developing the strategic and autonomous competence of FL students, not only with regard to the cognitive processes that occur during learning, but also with regard to the knowledge of external resources that enable them to achieve more effective learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Espanhol como Segunda Língua e Língua Estrangeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61774
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alicia Suárez González.pdf4,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID