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TítuloProcessamento de informação social em crianças com experiências de adversidade e imprevisibilidade
Outro(s) título(s)Social information processing in children with adverse and unpredictable experiences
Autor(es)Mesquita, Soraia Soares
Orientador(es)Martins, Paula Cristina
Palavras-chaveDeteção de ameaça
Controlo inibitório da ameaça
Viés de atribuição hostil
Face in the crowd effect
Abordagem adaptativa
Threat detection
Inhibitory control of threat
Hostile attribution bias
Adaptation approach
Data2019
Resumo(s)Este estudo pretendeu averiguar, através de uma abordagem adaptativa, qual o efeito das experiências de adversidade e imprevisibilidade (i.e., experiências negativas) nos comportamentos de deteção de ameaça e no viés de atribuição hostil de crianças, em condições de stress. Para o efeito, constituiu-se uma amostra não probabilística de 67 crianças, dos 7 aos 10 anos de idade. Para induzir a condição de stress/não stress, elaboraram-se duas histórias e aplicaram-se três instrumentos para avaliar: (1) experiências negativas; (2) comportamentos de deteção de ameaça; e (3) viés de atribuição hostil. Verificou-se que os comportamentos de deteção de ameaça não estão associados com as experiências negativas. No entanto, crianças com mais experiências adversas têm um melhor desempenho na deteção da ameaça na condição de não stress. Adicionalmente, crianças com mais experiências negativas têm um viés de atribuição hostil maior na condição de não stress. Este estudo constitui um contributo para a compreensão do efeito das experiências negativas no processamento de informação social e no funcionamento das crianças, podendo ter implicações para a elaboração de programas de intervenção.
The purpose of this study was to investigate, through an adaptational approach, the effect of adverse and unpredictable experiences (i.e., negative experiences) on threat detection behavior and hostile attribution bias of children, in stress conditions. To this end, we constituted a non-probabilistic sample of 67 children, from 7 to 10 years of age. We developed two stories to induce the stress/ non-stress conditions and three instruments to assess: (1) negative experiences; (2) threat detection behavior; and (3) hostile attribution bias. We found that threat detection behavior is not correlated with negative experiences. However, children with more adverse experiences have a better performance on the threat detection task in the non-stress condition. Additionally, children with more negative experiences have a higher hostile attributional bias in the non-stress condition. This study contributes to the knowledge about how negative experiences affects children’s social information processing and functioning, which can have implications for the elaboration of intervention programs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62046
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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