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TítuloInstrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
Outro(s) título(s)Instruction, engagement and students’ achievement in science
Autor(es)Pereira, Leonor Rebelo
Orientador(es)Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Palavras-chaveConstrutivismo
Desempenho
Empenho
Instrução centrada no aluno
Instrução centrada no professor
PISA 2015
Achievement
Constructivism
Engagement
Inquiry-based instruction
Teacher-directed instruction
Data2019
Resumo(s)O desempenho em Ciências constitui um fator muito importante para o percurso escolar. Este estudo pretendeu testar o impacto direto do tipo de instrução de professores de Ciências no desempenho dos seus alunos, bem como o impacto indireto através do empenho dos alunos. A amostra é constituída por 5116 alunos de escolas portuguesas, com idades compreendidas entre os 15 anos e os 3 meses e os 16 anos e os 2 meses. Os dados foram obtidos através do Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. Foi utilizado um questionário de contexto do aluno e um teste de conhecimentos, como instrumentos para medir as variáveis de interesse. A análise multivariada de regressão revelou que a instrução centrada no professor surge positivamente associada ao desempenho e que a instrução centrada no aluno tem um efeito negativo no desempenho. Os resultados mostram também que o empenho académico, medido através de três indicadores, medeia totalmente a relação entre a instrução centrada no professor e o desempenho em Ciências. Dos três indicadores de empenho, a motivação para o desempenho e o gosto pelas Ciências estão positivamente associados ao desempenho e as atividades relacionadas com as Ciências estão negativamente associadas ao desempenho. Possíveis justificações são discutidas.
Science achievement is a very important variable to students’ academic life. This study intended to test the direct impact of teachers’ type of instruction in science class on students’ achievement, as well as the indirect impact through students’ engagement. The study was composed by 5116 students from Portuguese schools with ages between 15 years and 3 months and 16 years and 2 months old. Data was obtained from the Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. The student context questionnaire and the knowledge test were used as instruments to measure the variables of interest. The multiple linear regression analysis revealed that teacher-directed instruction is positively associated with student achievement and that inquiry-based instruction has a negative effect on student achievement. Results also indicate that student’s academic engagement, measured through three indicators, fully mediates the relationship between teacher-directed instruction and science achievement. Of the three indicators used to measure engagement, achievement motivation and enjoyment of science are positively associated with achievement and science activities are negatively associated with achievement. Possible explanations for these results are discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62315
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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