Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62455

TítuloPublicidade e storytelling: a força de uma metáfora numa linguagem de poder
Autor(es)Teixeira, José
Editor(es)Marques, Maria Aldina
Sousa, Sérgio Guimarães de
Palavras-chavePublicidade
Storytelling
Metáfora
Metonímia
Metaftonímia
Linguagens de poder
DataNov-2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitaçãoTeixeira, José (2019). “Publicidade e storytelling: a força de uma metáfora numa linguagem de poder”, in Marques, Maria Aldina e Sousa, Sérgio Guimarães de (Edit.s), Linguagens de Poder, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
Resumo(s)Embora sem nos darmos conta, é a publicidade que suporta a nossa forma de viver. Sem publicidade, não teríamos a gratuitidade de acesso ao conhecimento, à informação, à comunicação e ao lazer que a internet possibilita. Constituindo-se, portanto, o poder publicitário como um dos alicerces da sociedade global, o seu poderio económico implica a sua omnipresença comunicativa através de uma multiplicidade de técnicas e linguagens. Uma grande variedade de técnicas (comunicação multimodal) acarreta uma grande variedade de modos discursivos/ comunicativos, desde uma comunicação preferencialmente direta que pode ser tida como “básica” até formas mais sofsticadas de forte presença humorística e metonímico-metafórica. Procurando sempre aliar a concisão, rapidez e criatividade na comunicação, a publicidade busca a sedução do discurso “completo e perfeito” nas dimensões clássicas do logos, ethos e pathos. Assim, o poder de sedução do discurso publicitário evidencia-se no domínio dos mecanismos e processos comunicativos referidos (incluindo a dimensão cognitiva da metáfora concetual), por exemplo num “simples” storytelling de um valioso e poderoso minuto.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62455
ISBN978-989-755-430-8
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LingDePoder_JoseTeix Pub.pdf3,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID