Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62756

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Carla Pirespor
dc.contributor.authorBarroso, Cláudia Adriana Fernandespor
dc.date.accessioned2019-12-20T17:13:41Z-
dc.date.available2019-12-20T17:13:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62756-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A integração da criança em contexto de Jardim de Infância é de extrema importância para o seu desenvolvimento, a vários níveis, contribuindo para a sua salutar integração no 1º ciclo. Cabe ao educador e ao professor a responsabilidade de observar e escutar a criança, de modo a percecionar as suas necessidades e saber tomar as melhores decisões, no sentido de a ajudar a desenvolver competências físicas, cognitivas, relacionais, criativas e afetivas, que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e para a saudável relação e comunicação com os outros. Assim, a partir das observações feitas nos dois contextos onde estagiámos, o de Jardim-de-Infância e o de 1º Ciclo, foi possível selecionar e propor atividades a partir da leitura e do reconto para, assim, fomentar, nas crianças, o prazer em desfrutar dos livros, para além da aquisição de novos conhecimentos que os livros lhes proporcionam. Para tal, foram desenvolvidas estratégias para tornar a leitura e o reconto mais apelativo e estimulante. Partimos da observação participante de cada um dos contextos e das respetivas crianças, com vista a recolher a informação necessária sobre os seus interesses e aptidões. Foram construídos alguns materiais e desenvolvidas atividades em torno da leitura e reconto de histórias, exploração de rimas e teatro de formas animadas, nomeadamente, fantoches. A participação ativa das crianças nestas atividades foi fundamental para o sucesso dos objetivos do projeto. A intervenção pedagógica desenvolvida fomentou o interesse das crianças por obras de Literatura para a Infância criou oportunidades lúdicas de exploração de livros e contribuiu ainda para estimular a linguagem e a comunicação entre o grupo.por
dc.description.abstractThis report presents a pedagogical intervention project developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Primary Education. The integration of children in kindergarten contexts is extremely important for their development at various levels, contributing to their healthy integration in the 1st cycle. It is up to the educator and the teacher to observe and listen to the child, in order to understand their needs and make the best decisions, in order to help them develop physical, cognitive, relational, creative and affective skills that contribute to your personal development and for healthy relationship and communication with others. So, from the observations made in the two contexts where we worked, the kindergarten and the first cycle, it was possible to select and propose activities from reading and retelling, thus fostering, in children, the pleasure enjoy books, in addition to acquiring new knowledge that books give them. To this end, strategies have been developed to make reading and retelling more appealing and stimulating. We start from participant observation of each of the contexts and their children in order to gather the necessary information about their interests and skills. Some materials were built, and activities were developed around reading and retelling stories, rhyming exploration and theater of animated forms namely, puppets. Children's active participation in these activities was critical to the success of the project objectives. The pedagogical intervention developed fostered the children's interest in works of Literature for Children created playful opportunities to explore books and contributed to stimulate language and communication between the group.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subject1ª Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.titleOuvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentospor
dc.title.alternativeListening and storytelling: a world of new knowledgepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202319997por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Adriana Fernandes Barroso.pdf4,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID