Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62909
Título: | Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação |
Outro(s) título(s): | A pedagogy against the other? Competitiveness and emulation Una pedagogía contra el otro? Competitividad y emulación |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Política educacional Impregnação empresarial das escolas Pedagogia empreendedorista Competitividade e desumanização da educação Educational politics Business impregnation of schools Competitiveness and dehumanization of education Educational politics; Business impregnation of schools; Entrepreneurial pedagogy; Competitiveness and dehumanization of education Entrepreneurial pedagogy |
Data: | Dez-2019 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Citação: | Lima, L. C. (2019). Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação. Educação & Sociedade, 40, 1-18, e0218952 |
Resumo(s): | Este artigo analisou algumas das mais importantes características
das políticas educativas contemporâneas, especialmente aquelas que têm
sido introduzidas pelas reformas gerencialistas da educação pública.
Retomando vários trabalhos que publicou ao longo dos últimos anos sobre
esse tema, o autor destacou o processo de impregnação empresarial das
escolas, a privatização lato sensu como princípio reformador, a hegemonia
da educação e formação vocacional, as práticas meritocráticas promotoras
de desigualdades e a crise da democracia nas escolas. Concluiu que a
competitividade exacerbada pela pedagogia empreendedorista e pelas
correspondentes práticas de emulação nas escolas pode vir a resultar numa
pedagogia contra o outro e numa educação alienante e desumanizada. This article analyzes some of the most important features of contemporary educational policies, especially those that have been introduced by the managerialist reforms of state education. Taking up several works published by the author over the last few years on this theme, he highlights the process of business impregnation of schools, the lato sensu privatization as a reforming principle, the hegemony of education and vocational training, meritocratic practices that promote social inequalities, the crisis of democracy in schools. He concludes that competitiveness exacerbated by entrepreneurial pedagogy and the corresponding practices of emulation in schools may result in a pedagogy against the other and in an alienating and dehumanized education. Este artículo analiza algunas de las características más importantes de las políticas educativas contemporáneas, especialmente aquellas que han sido introducidas por las reformas gerencialistas de la educación pública. El autor destaca el proceso de impregnación empresarial de las escuelas, la privatización lato sensu como principio reformador, la hegemonía de la educación y formación vocacional, las prácticas meritocráticas promotoras de desigualdades, la crisis de la democracia en las escuelas. Concluye que la competitividad exacerbada por la pedagogía emprendedora y las correspondientes prácticas de emulación en las escuelas pueden resultar en una pedagogía contra el otro y en una educación alienante y deshumanizada. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62909 |
DOI: | 10.1590/es0101-73302019218952 |
ISSN: | 0101-7330 |
e-ISSN: | 1678-4626 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UMA PEDAGOGIA CONTRA O OUTRO COMPETITIVIDADE E EMULAÇÃO.pdf | 245,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons