Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62909

TítuloUma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação
Outro(s) título(s)A pedagogy against the other? Competitiveness and emulation
Una pedagogía contra el otro? Competitividad y emulación
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chavePolítica educacional
Impregnação empresarial das escolas
Pedagogia empreendedorista
Competitividade e desumanização da educação
Educational politics
Business impregnation of schools
Competitiveness and dehumanization of education
Educational politics; Business impregnation of schools; Entrepreneurial pedagogy; Competitiveness and dehumanization of education
Entrepreneurial pedagogy
DataDez-2019
EditoraCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
RevistaEducação & Sociedade
CitaçãoLima, L. C. (2019). Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação. Educação & Sociedade, 40, 1-18, e0218952
Resumo(s)Este artigo analisou algumas das mais importantes características das políticas educativas contemporâneas, especialmente aquelas que têm sido introduzidas pelas reformas gerencialistas da educação pública. Retomando vários trabalhos que publicou ao longo dos últimos anos sobre esse tema, o autor destacou o processo de impregnação empresarial das escolas, a privatização lato sensu como princípio reformador, a hegemonia da educação e formação vocacional, as práticas meritocráticas promotoras de desigualdades e a crise da democracia nas escolas. Concluiu que a competitividade exacerbada pela pedagogia empreendedorista e pelas correspondentes práticas de emulação nas escolas pode vir a resultar numa pedagogia contra o outro e numa educação alienante e desumanizada.
This article analyzes some of the most important features of contemporary educational policies, especially those that have been introduced by the managerialist reforms of state education. Taking up several works published by the author over the last few years on this theme, he highlights the process of business impregnation of schools, the lato sensu privatization as a reforming principle, the hegemony of education and vocational training, meritocratic practices that promote social inequalities, the crisis of democracy in schools. He concludes that competitiveness exacerbated by entrepreneurial pedagogy and the corresponding practices of emulation in schools may result in a pedagogy against the other and in an alienating and dehumanized education.
Este artículo analiza algunas de las características más importantes de las políticas educativas contemporáneas, especialmente aquellas que han sido introducidas por las reformas gerencialistas de la educación pública. El autor destaca el proceso de impregnación empresarial de las escuelas, la privatización lato sensu como principio reformador, la hegemonía de la educación y formación vocacional, las prácticas meritocráticas promotoras de desigualdades, la crisis de la democracia en las escuelas. Concluye que la competitividad exacerbada por la pedagogía emprendedora y las correspondientes prácticas de emulación en las escuelas pueden resultar en una pedagogía contra el otro y en una educación alienante y deshumanizada.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62909
DOI10.1590/es0101-73302019218952
ISSN0101-7330
e-ISSN1678-4626
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
UMA PEDAGOGIA CONTRA O OUTRO COMPETITIVIDADE E EMULAÇÃO.pdf245,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID