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dc.contributor.advisorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorMaia, Ila Beatriz da Silvapor
dc.date.accessioned2020-01-17T15:06:31Z-
dc.date.available2020-01-17T15:06:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63270-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)por
dc.description.abstractO estudo de investigação “Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolas”, com vista à obtenção do grau de mestre em ciências da educação, área de especialização em desenvolvimento curricular e avaliação, da Universidade do Minho, está integrado no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior, em Portugal, aprovado e financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017), envolvendo quatro universidades públicas portuguesas, com coordenação da Universidade do Minho. Do quadro teórico-conceptual são problematizadas, a partir de perspetivas interdisciplinares, quer as relações entre políticas transnacionais e nacionais, decorrentes da globalização e de uma cultura de accountability, com ênfase nos processos de Avaliação Externa das Escolas e seus efeitos no envolvimento/alheamento dos professores e nas práticas de inovação curricular. As questões de investigação têm por base estas duas interrogações: De que modo os professores estão envolvidos/alheados no processo de Avaliação Externa das Escolas? Quais são as perspetivas dos professores em relação aos efeitos que a Avaliação Externa das Escolas pode causar nas práticas de inovação curricular? Destas questões resultam os seguintes objetivos: i) Realizar um estudo empírico sobre a Avaliação Externa das Escolas no âmbito do modelo do Ministério da Educação (3º ciclo) em Portugal; ii) Investigar as perceções dos professores em relação à Avaliação Externa das Escolas; iii) Analisar o envolvimento/alheamento que os professores têm em relação à Avaliação Externa das Escolas; iv) Analisar as mudanças que a Avaliação Externa das Escolas pode gerar nas práticas de inovação curricular dos professores. A partir de uma metodologia de natureza qualitativa, e tendo como ponto de partida o estudo teórico-conceptual, fundamentado numa análise bibliográfica diversa, são realizados dois estudos empíricos: um estudo qualitativo, baseado na análise documental, tendo como corpus de análise documentos dos três ciclos de Avaliação Externa das Escolas, em Portugal; um estudo qualitativo, baseado no inquérito por entrevista a quatro professores e a um diretor de agrupamentos de escolas, da região norte de Portugal, para o levantamento de questões sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas no envolvimento/alheamento dos professores e nas práticas de inovação curricular. Os resultados, em síntese, indicam que o 3º ciclo apresenta mudanças significativas, incluindo a Autoavaliação como domínio autónomo, o que permite práticas de autoquestionamento interno das escolas, não sobrevalorização do domínio Resultados, a valorização das práticas de inovação curricular. Os dados dos entrevistados deste estudo indicam que os sujeitos mais envolvidos no processo de avaliação externa são os professores que pertencem à equipa de autoavaliação da escola, sendo um envolvimento momentâneo, coincidente com o tempo de realização da avaliação externa. Além disso, os entrevistados dizem que a avaliação externa não provoca mudanças ao nível do currículo e da sala de aula, bem como no que diz respeito às práticas de inovação curricular.por
dc.description.abstractThis research study “Globalization and Accountability Policies: an Exploratory Study in the Context of External Evaluation of School”, with a view to obtaining a master's degree in educational sciences, area of specialization on curriculum development and evaluation, at the University of Minho, is part of the project Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of nonhigher education schools, in Portugal (MAEE), in Portugal, approved and funded by the FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017), involving four Portuguese public universities, coordinated by the University of Minho. In the context of the theoretical-conceptual framework are problematized, from interdisciplinary perspectives, issues, as well as the relations between transnational and national policies globalization and a culture of accountability, with an emphasis in the processes of the external evaluation of schools and its effects on the involvement/distancing of the teachers in the curriculum innovation practices. Research questions are based on these two questions: How are teachers involved/distanced in the external evaluation of school? What are teachers' perspectives on the effects that external evaluation of school can have on the curriculum innovation practices? These questions results in the following objectives: i) Carry out an empirical study on external evaluation of school within the model of the Ministry of Education (3rd cycle) in Portugal; ii) Investigate teachers' perceptions of external evaluation of school; iii) Analyze the involvement/distancing that teachers have in relation to external evaluation of school; iv) To analyze the changes that external evaluation of school can generate in teachers' curriculum innovation practices. Based on a qualitative methodology, and having as its starting point the theoretical-conceptual study, based on a diverse bibliographical analysis, two empirical studies are carried out: a qualitative study, based on document analysis, having as corpus of analysis documents from the three cycles of External Evaluation of Schools, in Portugal; a qualitative study, based on a survey by interview with four teachers and a director of school from the northern region of Portugal, to raise questions about the effects of External School Evaluation on teacher involvement/distancing and practices of curriculum innovation. The results, in summary, indicate that the 3rd cycle presents significant changes, including self-evaluation as an autonomous domain, which allows practices of internal self-questioning of schools, not overvaluation of the Results domain, the appreciation of curriculum innovation practices. The interviewees' data from this study indicate that the subjects most involved in the external evaluation process are the teachers who belong to the school's self-evaluation team, being a momentary involvement, coincident with the time of the external evaluation. In addition, respondents say that external evaluation does not cause curriculum and classroom changes, as well in the curriculum innovation practices.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAccountabiltypor
dc.subjectAvaliação externa das escolaspor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectInovação curricularpor
dc.subjectAccountabiltypor
dc.subjectCurriculum innovationpor
dc.subjectExternal evaluation of schoolspor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.titleGlobalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolaspor
dc.title.alternativeGlobalization and accountability policies: an exploratory study in the context of External Evaluation of Schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202351661por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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