Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63344

TítuloMozart e 'la confidence': a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos
Autor(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveMozart
Variações
Piano
Origem
Análise
Data2018
EditoraUniversidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT)
CitaçãoPipa, L. (2018). ‘Mozart e La Confidence: a História por detrás das ‘Variações’ mais Célebres de todos os Tempos’. In A. F Azevedo, B. H Furlanetto & M. B Duarte (Eds.), Geografias Culturais da Música (pp. 93-109). Guimarães: Lab2.PT.
Resumo(s)Durante a sua infância e juventude, Wolfgang Amadeus Mozart fez diversas viagens, das quais viria a colher inspiração para as suas inúmeras composições. A sua última grande viagem, que ocorreu entre 1777 e 1779, culminaria com uma estada de seis meses em Paris, cidade em que viria a compor 1778 as suas mais célebres variações para piano: as Doze Variações em dó maior sobre o tema Ah, vous dirai-je maman, K. 265. As origens do tema remontam a uma melodia com o título “La Confidence” num segundo volume de uma Recueil de Romances que Mozart terá encontrado na capital francesa, e cuja melodia se universalizou a partir dessas variações. Conhecida em português como a canção infantil Três Galinhas a Cantar; em inglês como Twinkle Twinkle Little Star ou canção do alfabeto (ABCDEFG…) a melodia possui equivalentes em todo o mundo, tendo também merecido o interesse de compositores como Liszt ou Donanhy, entre muitos outros. Este capítulo procura esclarecer as origens do tema que deu origem às variações, fazendo uma análise ao seu conteúdo, também à luz da interpretação do autor, registada em CD para a editora Tradisom.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63344
ISBN978-989-8963-00-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mozart e La Confidence por Luís Pipa.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID