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https://hdl.handle.net/1822/63431
Título: | Risco comportamental, comportamentos de bullying e cyberbullying e resiliência: estudo das relações e processos de interação numa amostra de adolescentes |
Outro(s) título(s): | Behavioral risk, bullying and cyberbullying and resilience: study of the interaction processes in a sample of adolescents |
Autor(es): | Costa, Teresa Margarida Barbosa Gomes da |
Orientador(es): | Almeida, Ana Maria Tomás de |
Palavras-chave: | Bullying Cyberbullying Mediação e moderação Proteção Resiliência Risco comportamental Vulnerabilidade Mediation and moderation Protection Resilience Behavioural Risk Vulnerability |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A presente investigação procura estudar as variações no risco comportamental e nos comportamentos de bullying e
cyberbullying, primeiramente, em função de características como o sexo e a idade. Encontrámos diferenças claras
em função do sexo, com os rapazes a apresentarem maiores níveis de risco comportamental, maior envolvimento
em comportamentos de bullying e cyberbullying, não só como agressores, mas também como vítimas. No que diz
respeito à resiliência, as raparigas apresentam valores mais elevados não só no total da resiliência como nas
subescalas relativas aos recursos individuais e aos recursos oriundos da comunidade.
Procedemos á análise dos fatores preditores do risco comportamental, dos comportamentos de bullying e
cyberbullying, para em seguida analisarmos os efeitos de interação da resiliência com estes preditores. Procuramos
compreender se a resiliência atua como moderadora ou mediadora na relação entre fatores de risco (experiências
adversas na infância, nível de risco comportamental) e comportamentos de bullying e cyberbullying (vitimação e
agressão) e comportamentos de risco (consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, haxixe e outras drogas; relações
sexuais antes dos 15 anos; dependência de jogos; poucas horas de sono). Os resultados sugerem que a resiliência
atua maioritariamente como mediadora, no entanto encontramos dois casos em que a resiliência atua como
moderadora. A resiliência (subescala Individual) modera a relação entre o abuso físico e o risco comportamental e a
resiliência (subescala Comunidade) atua como moderadora na relação entre o risco comportamental e a prática de
bullying. Mais investigação é necessária para clarificar qual o papel da resiliência na relação entre fatores de risco e
ajustamento psicossocial. The present investigation seeks to study the changes in behavioural risk and in the prevalence of bullying and cyberbullying, primarily, due to characteristics such as gender and age. We found clear gender differences, with boys presenting higher levels of behavioural risk, greater involvement in bullying behaviours and cyberbullying, not only as aggressors, but also as victims. In terms of resilience, girls have higher scores, not only in total resilience but also in the subscales for individual resources and resources from the community. We analysed the predictors of behavioural risk, bullying and cyberbullying, and then analysed the interaction effects of resilience with these predictors. We seek to understand whether resilience acts as a moderator or mediator in the relationship between risk factors (childhood adverse experiences, behavioural risk level), and bullying and cyberbullying and risk behaviours (smoking, alcohol, marijuana and other drugs, sexual intercourse before age 15, gambling addiction, few hours of sleep). The results suggest that resilience acts mainly as a mediator, however we find two cases in which resilience acts as moderator. Resilience (Individual sub-scale) moderates the relationship between physical abuse and behavioural risk and resilience (Community sub-scale) acts as a moderator in the relationship between behavioural risk and bullying. More investigation is needed to clarify the role of resilience in the relationship between risk factors and psychosocial adjustment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63431 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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