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TítuloRisco comportamental, comportamentos de bullying e cyberbullying e resiliência: estudo das relações e processos de interação numa amostra de adolescentes
Outro(s) título(s)Behavioral risk, bullying and cyberbullying and resilience: study of the interaction processes in a sample of adolescents
Autor(es)Costa, Teresa Margarida Barbosa Gomes da
Orientador(es)Almeida, Ana Maria Tomás de
Palavras-chaveBullying
Cyberbullying
Mediação e moderação
Proteção
Resiliência
Risco comportamental
Vulnerabilidade
Mediation and moderation
Protection
Resilience
Behavioural Risk
Vulnerability
Data2019
Resumo(s)A presente investigação procura estudar as variações no risco comportamental e nos comportamentos de bullying e cyberbullying, primeiramente, em função de características como o sexo e a idade. Encontrámos diferenças claras em função do sexo, com os rapazes a apresentarem maiores níveis de risco comportamental, maior envolvimento em comportamentos de bullying e cyberbullying, não só como agressores, mas também como vítimas. No que diz respeito à resiliência, as raparigas apresentam valores mais elevados não só no total da resiliência como nas subescalas relativas aos recursos individuais e aos recursos oriundos da comunidade. Procedemos á análise dos fatores preditores do risco comportamental, dos comportamentos de bullying e cyberbullying, para em seguida analisarmos os efeitos de interação da resiliência com estes preditores. Procuramos compreender se a resiliência atua como moderadora ou mediadora na relação entre fatores de risco (experiências adversas na infância, nível de risco comportamental) e comportamentos de bullying e cyberbullying (vitimação e agressão) e comportamentos de risco (consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, haxixe e outras drogas; relações sexuais antes dos 15 anos; dependência de jogos; poucas horas de sono). Os resultados sugerem que a resiliência atua maioritariamente como mediadora, no entanto encontramos dois casos em que a resiliência atua como moderadora. A resiliência (subescala Individual) modera a relação entre o abuso físico e o risco comportamental e a resiliência (subescala Comunidade) atua como moderadora na relação entre o risco comportamental e a prática de bullying. Mais investigação é necessária para clarificar qual o papel da resiliência na relação entre fatores de risco e ajustamento psicossocial.
The present investigation seeks to study the changes in behavioural risk and in the prevalence of bullying and cyberbullying, primarily, due to characteristics such as gender and age. We found clear gender differences, with boys presenting higher levels of behavioural risk, greater involvement in bullying behaviours and cyberbullying, not only as aggressors, but also as victims. In terms of resilience, girls have higher scores, not only in total resilience but also in the subscales for individual resources and resources from the community. We analysed the predictors of behavioural risk, bullying and cyberbullying, and then analysed the interaction effects of resilience with these predictors. We seek to understand whether resilience acts as a moderator or mediator in the relationship between risk factors (childhood adverse experiences, behavioural risk level), and bullying and cyberbullying and risk behaviours (smoking, alcohol, marijuana and other drugs, sexual intercourse before age 15, gambling addiction, few hours of sleep). The results suggest that resilience acts mainly as a mediator, however we find two cases in which resilience acts as moderator. Resilience (Individual sub-scale) moderates the relationship between physical abuse and behavioural risk and resilience (Community sub-scale) acts as a moderator in the relationship between behavioural risk and bullying. More investigation is needed to clarify the role of resilience in the relationship between risk factors and psychosocial adjustment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63431
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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