Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63434
Título: | Aprendizagem colaborativa e criatividade: a criança como construtora de saberes |
Outro(s) título(s): | Collaborative and creativity learning: the child as a knowledge builder |
Autor(es): | Hardman, Ana Rita Pinheiro Parada Leitão |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Aprendizagem colaborativa Criatividade Criança como construtora de saberes Investigação-ação Collaborative learning Creativity Child as knowledge builder Research-action |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O ambiente educativo permite-nos perceber a importância da colaboração. Esta é definida como
uma filosofia de interação e um estilo de vida pessoal, ou seja, o ser humano deve possuir competências
colaborativas que facilitam o seu processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o ser humano
necessita do Outro para sobreviver.
Desta forma, pretende-se, com este relatório, perceber de que forma o trabalho colaborativo
promove o desenvolvimento da criatividade na criança, uma vez que a vida em grupo torna tudo mais
fácil, neste caso falamos da aprendizagem. A intervenção pedagógica surgiu dos interesses e
necessidades dos grupos de crianças articulado com os projetos educativos da sala, tendo sempre em
conta o objeto de estudo.
De uma forma geral, o trabalho desenvolvido no seio do processo supervisionado de intervenção
pedagógica participante teve um impacto bastante positivo, sendo que os grupos de crianças
fortaleceram a capacidade de ser criativo através do trabalho em grupo e, ainda, desenvolveram
competências colaborativas.
Com a recolha destes dados, procede-se a uma comparação do impacto deste trabalho
colaborativo ao nível da criatividade e da construção dos saberes, no início e no fim do projeto, tendo em
vista a realização de uma avaliação reflexiva acerca dos contributos deste trabalho quer para o meu
desenvolvimento curricular e profissional, quer para o desenvolvimento global deste grupo de crianças.
Assim, as conclusões mais relevantes confirmam os contributos deste projeto, onde se verificou
que os trabalhos realizados pelos grupos de crianças se tornaram mais criativos e eficientes há medida
que estes progrediam ao nível das competências de colaboração. Sendo um trabalho de investigaçãoação,
não se pode esquecer que a constante pesquisa e reflexão sobre a minha ação permitiram melhorar
todo o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando ao grupo de crianças atividades
enriquecedoras, diversificadas e significativas. The educational environment allows us to understand the importance of collaboration. This is defined as a philosophy of interaction and a personal lifestyle or, in other words, the human being must have collaborative skills that make their teaching-learning process easier, since everyone needs the others to survive. Therefore, with this report it is intended to understand which way collaborative work promotes the development of a child’s creativity, since life in a group makes everything easier, in this case we are talking about learning. Pedagogical intervention emerged from the interests and needs of the groups of children articulated with educational projects in the classroom, always bearing the study aim in mind. In general, the work done in the supervised process of participating pedagogical intervention had a very positive impact, as the groups of children reinforced the capacity of being creative through group work and also developed collaborative skills. With the achieved results, we compared the impact of this collaborative work in terms of creativity and knowledge building, at the beginning and at the end of this project work, bearing a reflective evaluation of the contribution of this work in mind, as for my professional and curricular development as for the global development of this group of children. Therefore, the most relevant conclusions confirm the contribution of this project, in which one we can see that the work developed by these groups of children became more creative and effective while their collaboration skills were improved. Once this is a research-action project, we cannot forget that the constant research and reflection about my action allowed to improve all the teaching-learning process, providing the groups of children enriching, diversified and significant activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63434 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Pinheiro Parada Leitão Hardman.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons