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https://hdl.handle.net/1822/63490
Título: | Avaliação das aprendizagens no contexto das mudanças curriculares na educação pré-escolar e no ensino básico em Timor-Leste: perspetivas e práticas de educadores e professores |
Outro(s) título(s): | Assessment of learning in the context of curriculum changes in preschool and elementary education in East Timor: perspectives and practices of preschool educators and teachers |
Autor(es): | Soares, Maria Fátima |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Avaliação Currículo Educação pré-escolar Ensino básico Práticas Assessment Curriculum Elementary school Practices Preschool education |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Esta investigação situa-se no âmbito da avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar e no
ensino básico em Timor-Leste, especificamente, no contexto das mudanças curriculares nestes níveis
de ensino. O currículo assume-se como uma referência fundamental no processo de ensinoaprendizagem
e a avaliação é uma componente essencial no projeto de desenvolvimento do currículo,
deve ser integrada no processo e retrata todo o percurso da aprendizagem dos alunos e das crianças.
O principal objetivo desta investigação é compreender como é que os professores dos três ciclos do
Ensino Básico (1º, 2º e 3º) e os educadores de infância perspetivam o currículo e a avaliação das
aprendizagens, no contexto das mudanças curriculares nestes níveis de ensino, em Timor-Leste.
Trata-se de uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e os dados foram obtidos através de
documentos, tais como, currículo nacional de base, legislação, relatórios, documentos das escolas e,
também, por entrevistas semiestruturadas. Participaram na investigação quatro educadores de
infância, três professores do 1.º Ciclo, dois professores do 2.º Ciclo e quatro professores do 3.º Ciclo
do ensino básico, pertencentes a quatro escolas públicas, duas situadas em Díli, capital do País e duas
em Maliana, capital do Município Bobonaro.
Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os principais resultados
desta investigação revelam que os participantes consideram que as atuais mudanças curriculares lhes
facilitam as suas rotinas pedagógicas, pela alteração da língua oficial de ensino, pela diminuição das
tarefas de planificação de aulas e de construção de instrumentos de avaliação. Contudo, reconhecem
que ainda não estão preparados para as mudanças, sobretudo por falta de formação. Também a falta
de espaços físicos adequados e de materiais didáticos, a mentalidade dos alunos e dos encarregados
de educação são fatores, entre outros, para que as grandes mudanças no currículo e na avaliação
façam os educadores e os professores continuar a enfrentar grandes dificuldades para gerir as suas
aulas, ao mesmo tempo que as escolas públicas continuam a não implementar metodologias de
ensino-aprendizagem adequadas às necessidades de cada contexto. This research is based on the assessment of learning in preschool and primary education in East Timor, specifically in the context of curriculum changes at these levels of education. The curriculum is a key reference in the teaching, learning and assessment process and assessment is an essential component in the curriculum development project, which portrays the entire learning path of students and children. The main objective of this study is to understand how teachers of the three cycles of primary education (1st, 2nd and 3rd) and early childhood educators perspective the curriculum and the assessment of learning in the context of curriculum changes at these levels of education in East Timor. The methodological approach is qualitative and data were gathered through documents, such as, national basic curriculum, legislation, reports, school documents and also through semi-structured interviews. Four kindergarten educators, teachers of the three cycles of primary education (three for the 1st, two for the 2nd and four for the 3rd), from four public schools, two in Dili, capital of the country and two in Maliana, capital of Bobonaro Municipality, were the participants in the research. Data were analyzed using content analysis. The main results of this research show that the participants consider the current curricular changes made their pedagogical routines easier, due to changing the official teaching language, to reducing the tasks of lesson planning and the construction of assessment tools. However, they recognize that they are not yet prepared for the change due to lack of training. Lack of adequate physical spaces, teaching materials, and the mindset of pupils and parents are factors, among others, for that major changes in curriculum and assessment go on keeping educators and teachers facing great difficulties in managing their classes while, at the same time, public schools don’t begin with the implementation of teaching and learning methodologies according to the needs of each context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63490 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
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