Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63490

TítuloAvaliação das aprendizagens no contexto das mudanças curriculares na educação pré-escolar e no ensino básico em Timor-Leste: perspetivas e práticas de educadores e professores
Outro(s) título(s)Assessment of learning in the context of curriculum changes in preschool and elementary education in East Timor: perspectives and practices of preschool educators and teachers
Autor(es)Soares, Maria Fátima
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveAvaliação
Currículo
Educação pré-escolar
Ensino básico
Práticas
Assessment
Curriculum
Elementary school
Practices
Preschool education
Data2019
Resumo(s)Esta investigação situa-se no âmbito da avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar e no ensino básico em Timor-Leste, especificamente, no contexto das mudanças curriculares nestes níveis de ensino. O currículo assume-se como uma referência fundamental no processo de ensinoaprendizagem e a avaliação é uma componente essencial no projeto de desenvolvimento do currículo, deve ser integrada no processo e retrata todo o percurso da aprendizagem dos alunos e das crianças. O principal objetivo desta investigação é compreender como é que os professores dos três ciclos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º) e os educadores de infância perspetivam o currículo e a avaliação das aprendizagens, no contexto das mudanças curriculares nestes níveis de ensino, em Timor-Leste. Trata-se de uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e os dados foram obtidos através de documentos, tais como, currículo nacional de base, legislação, relatórios, documentos das escolas e, também, por entrevistas semiestruturadas. Participaram na investigação quatro educadores de infância, três professores do 1.º Ciclo, dois professores do 2.º Ciclo e quatro professores do 3.º Ciclo do ensino básico, pertencentes a quatro escolas públicas, duas situadas em Díli, capital do País e duas em Maliana, capital do Município Bobonaro. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os principais resultados desta investigação revelam que os participantes consideram que as atuais mudanças curriculares lhes facilitam as suas rotinas pedagógicas, pela alteração da língua oficial de ensino, pela diminuição das tarefas de planificação de aulas e de construção de instrumentos de avaliação. Contudo, reconhecem que ainda não estão preparados para as mudanças, sobretudo por falta de formação. Também a falta de espaços físicos adequados e de materiais didáticos, a mentalidade dos alunos e dos encarregados de educação são fatores, entre outros, para que as grandes mudanças no currículo e na avaliação façam os educadores e os professores continuar a enfrentar grandes dificuldades para gerir as suas aulas, ao mesmo tempo que as escolas públicas continuam a não implementar metodologias de ensino-aprendizagem adequadas às necessidades de cada contexto.
This research is based on the assessment of learning in preschool and primary education in East Timor, specifically in the context of curriculum changes at these levels of education. The curriculum is a key reference in the teaching, learning and assessment process and assessment is an essential component in the curriculum development project, which portrays the entire learning path of students and children. The main objective of this study is to understand how teachers of the three cycles of primary education (1st, 2nd and 3rd) and early childhood educators perspective the curriculum and the assessment of learning in the context of curriculum changes at these levels of education in East Timor. The methodological approach is qualitative and data were gathered through documents, such as, national basic curriculum, legislation, reports, school documents and also through semi-structured interviews. Four kindergarten educators, teachers of the three cycles of primary education (three for the 1st, two for the 2nd and four for the 3rd), from four public schools, two in Dili, capital of the country and two in Maliana, capital of Bobonaro Municipality, were the participants in the research. Data were analyzed using content analysis. The main results of this research show that the participants consider the current curricular changes made their pedagogical routines easier, due to changing the official teaching language, to reducing the tasks of lesson planning and the construction of assessment tools. However, they recognize that they are not yet prepared for the change due to lack of training. Lack of adequate physical spaces, teaching materials, and the mindset of pupils and parents are factors, among others, for that major changes in curriculum and assessment go on keeping educators and teachers facing great difficulties in managing their classes while, at the same time, public schools don’t begin with the implementation of teaching and learning methodologies according to the needs of each context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63490
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Fátima Soares.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID