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https://hdl.handle.net/1822/63503
Título: | O vídeo para uma aprendizagem autónoma e o sucesso educativo: um estudo de caso na disciplina de português no 12.º ano |
Outro(s) título(s): | Video for autonomous learning and educational success: a case study in the portuguese discipline in the 12th year |
Autor(es): | Fernandes, Laurinda Maria Mendes da Fonte |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Autonomia Sucesso educativo Tecnologia Vídeo Autonomy Educational success Technology |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Esta investigação configura, por um lado, uma experiência pedagógica realizada numa Escola
Secundária do Minho, na disciplina de Português, tendo por objetivo desenvolver a aprendizagem
autónoma, na abordagem das obras literárias, através da criação e edição de videogramas. Por outro
lado, procura desenvolver uma reflexão acerca da (re)definição do papel do aluno e do papel do
professor e da sua capacidade de autonomia enquanto “profissional do ensino” e “gestor do currículo”,
numa era de avanço social e tecnológico alucinante.
Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso de pendor exploratório e de índole qualitativa,
enquadrado em ambiente de investigação-ação-crítica. Levado a cabo no ano letivo de 2017/2018,
nele participaram 23 alunos, de uma turma do 12.º ano, e incidiu, essencialmente, no domínio da
Educação Literária, previsto no Programa de Português. Foram utilizadas metodologias e estratégias
inovadoras, com recurso às tecnologias digitais, centradas nas aptidões dos alunos enquanto “geração
Z”.
Os progressos dos alunos observados na expressão escrita e na expressão oral, os resultados
obtidos quer nos testes quer nos exames nacionais, os questionários aplicados, a observação
participante e, finalmente, a análise documental permitiram concluir que a abordagem das obras
literárias, através do vídeo, potenciou uma aprendizagem autónoma, gratificante e desafiante,
colocando o aluno no centro da aprendizagem, e promoveu o sucesso educativo, na sua plenitude, na
perspetiva do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. This research configures, on one hand, a pedagogical experience carried out in a Secondary School of Minho in Portuguese class, aiming to develop autonomous learning, in the approach of literary works, through the creation and editing of videograms. On the other hand, it seeks to develop a reflection on the (re) definition of the student and teacher role and their autonomy capacity as a “teaching professional” and “curriculum agent”, in an era of mind-blowing technological and social development. On this term, a case study of exploratory and qualitative nature was developed and framed in a critical action-research environment. This study case was carried out in the 2017/2018 academic year, where 23 students from a 12th grade class, participated and focused mainly on the field of Literary Education, provided for the Portuguese Program. Innovative methodologies and strategies were used, using digital technologies, focusing on students' skills as “generation Z”. Overall the students' progress was proved on better written and oral expression, on the results obtained in both tests and on the national examinations, the applied questionnaires, observation and, finally, on the analyzes of literary texts/works, which led to the conclusion that the creation of videograms to approach literary works has potentiated autonomous, rewarding and engaging learning, placing the student at the center of learning, and fostering educational success in its entirety from the perspective of the Student Profile on leaving the traditional Education method. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63503 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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