Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63503

TítuloO vídeo para uma aprendizagem autónoma e o sucesso educativo: um estudo de caso na disciplina de português no 12.º ano
Outro(s) título(s)Video for autonomous learning and educational success: a case study in the portuguese discipline in the 12th year
Autor(es)Fernandes, Laurinda Maria Mendes da Fonte
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveAutonomia
Sucesso educativo
Tecnologia
Vídeo
Autonomy
Educational success
Technology
Data2019
Resumo(s)Esta investigação configura, por um lado, uma experiência pedagógica realizada numa Escola Secundária do Minho, na disciplina de Português, tendo por objetivo desenvolver a aprendizagem autónoma, na abordagem das obras literárias, através da criação e edição de videogramas. Por outro lado, procura desenvolver uma reflexão acerca da (re)definição do papel do aluno e do papel do professor e da sua capacidade de autonomia enquanto “profissional do ensino” e “gestor do currículo”, numa era de avanço social e tecnológico alucinante. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso de pendor exploratório e de índole qualitativa, enquadrado em ambiente de investigação-ação-crítica. Levado a cabo no ano letivo de 2017/2018, nele participaram 23 alunos, de uma turma do 12.º ano, e incidiu, essencialmente, no domínio da Educação Literária, previsto no Programa de Português. Foram utilizadas metodologias e estratégias inovadoras, com recurso às tecnologias digitais, centradas nas aptidões dos alunos enquanto “geração Z”. Os progressos dos alunos observados na expressão escrita e na expressão oral, os resultados obtidos quer nos testes quer nos exames nacionais, os questionários aplicados, a observação participante e, finalmente, a análise documental permitiram concluir que a abordagem das obras literárias, através do vídeo, potenciou uma aprendizagem autónoma, gratificante e desafiante, colocando o aluno no centro da aprendizagem, e promoveu o sucesso educativo, na sua plenitude, na perspetiva do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
This research configures, on one hand, a pedagogical experience carried out in a Secondary School of Minho in Portuguese class, aiming to develop autonomous learning, in the approach of literary works, through the creation and editing of videograms. On the other hand, it seeks to develop a reflection on the (re) definition of the student and teacher role and their autonomy capacity as a “teaching professional” and “curriculum agent”, in an era of mind-blowing technological and social development. On this term, a case study of exploratory and qualitative nature was developed and framed in a critical action-research environment. This study case was carried out in the 2017/2018 academic year, where 23 students from a 12th grade class, participated and focused mainly on the field of Literary Education, provided for the Portuguese Program. Innovative methodologies and strategies were used, using digital technologies, focusing on students' skills as “generation Z”. Overall the students' progress was proved on better written and oral expression, on the results obtained in both tests and on the national examinations, the applied questionnaires, observation and, finally, on the analyzes of literary texts/works, which led to the conclusion that the creation of videograms to approach literary works has potentiated autonomous, rewarding and engaging learning, placing the student at the center of learning, and fostering educational success in its entirety from the perspective of the Student Profile on leaving the traditional Education method.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63503
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laurinda Maria Mendes da Fonte Fernandes.pdf8,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID