Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63700

TítuloDesempenho da memória de trabalho em crianças com e sem Necessidades Especiais do 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com a Working Memory Rating Scale (WMRS): versão portuguesa
Outro(s) título(s)Working memory performance in children with and without Special Needs in primary school: an exploratory study with the Working Memory Rating Scale (WMRS): portuguese version
Autor(es)Ferreira, Joana Marinho Pinto
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveEscala WMRS
Estudo exploratório quantitativo
Memória de trabalho
Necessidades especiais
Exploratory quantitative study
Special needs
WMRS scale
Working memory
Data2019
Resumo(s)A Memória de Trabalho (MT) é uma das componentes das funções executivas que tem como papel armazenar e manipular a informação durante um período de tempo. Crianças que possuem baixa capacidade de memória de trabalho têm dificuldades em seguir instruções na sala de aula, executar tarefas mais complexas e são mais lentas na aprendizagem. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar o desempenho da memória de trabalho em alunos com e sem Necessidades Especiais do 1º Ciclo do Ensino Básico com recurso à escala Working Memory Rating Scale- WMRS na versão em português europeu. O número de alunos que fizeram parte deste estudo é de 163, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, sendo 39.9% do género feminino e 60,1% do género masculino. A maioria dos alunos que constituem a amostra, 89.6%, não usufruem de medidas educativas especiais, 7.4% têm um Plano de Apoio Pedagógico por apresentarem insucesso sem causa identificada e 3.1% dos alunos usufruem de um Programa Educativo Individual, por apresentarem necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos permitem concluir que: a) existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho da memória de trabalho relativamente ao género, à idade, ao ano de escolaridade, aos resultados académicos e à condição do aluno; e b) uma relação significativa entre o desempenho da memória de trabalho e os resultados académicos nas disciplinas do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente português, matemática, estudo do meio e inglês, sendo que na disciplina de português todos os itens da escala apresentaram diferenças significativas relativamente aos resultados obtidos na avaliação da disciplina. Este estudo apresenta a WMRS como um recurso fundamental para a identificação de problemas na memória de trabalho por parte dos professores, em sala de aula, já que revela um nível de consistência interna considerado muito bom (α= .958). Este instrumento é facilitador nesta identificação já que pode ser usado pelos profissionais de educação ou saúde, permitindo a intervenção atempada após a identificação das dificuldades ao nível do desempenho na memória de trabalho.
Working Memory (WM) is one of the components of executive functions that have the role of storing and manipulating information over a period. Children who have low working memory capacity have difficulties in following instructions in the classroom, performing more complex tasks and are slower in learning. The purpose of this exploratory study is to analyse the performance of working memory in students with and without special needs of the 1st Cycle of Basic Education with the use of the Working Memory Rating Scale- WMRS in the European Portuguese version. The number of students who participated in this study is 163, with ages ranging from 6 to 10 years, 39.9% of the female gender and 60.1% of males. Most of the students who constitute the sample, 89.6%, do not have special educational measures, 7.4% have a Pedagogical Support Plan because they have failed without identified cause and 3.1% of the students have an Individual Educational Program, for special educational needs. The results obtained allow us to conclude that: a) there are statistically significant differences in the performance of working memory in relation to gender, age, year of schooling, academic results and student's condition; b) a significant relationship between the performance of working memory and academic results in the subject of the 1st Cycle of Basic Education, namely Portuguese, Mathematics, Study of the Environment and English, and in the Portuguese subject all items of the scale presented significant differences in relation to the results. This study presents the WMRS as a fundamental tool for the identification of problems in working memory by teachers in the classroom, since it reveals a level of internal consistency considered very good (α =. 958). This instrument is a facilitator in this identification, since it can be used by education or health professionals, allowing an attempted intervention after identifying difficulties in working memory performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Marinho Pinto Ferreira.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID