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https://hdl.handle.net/1822/63739
Título: | O contributo das ciências para o desenvolvimento de competências nas crianças |
Outro(s) título(s): | Contributions of sciences to the development of children’s skills |
Autor(es): | Fernandes, Bruno Rafael Pereira |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Ciências experimentais Competências Desenvolvimento profissional Integração curricular Metodologia de investigação-ação Action research methodology Curriculum integration Experimental sciences Professional development Skills |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Para uma boa aprendizagem, é fundamental que as crianças, logo desde a educação préescolar,
se sintam motivadas para aprender, desenvolvendo autonomia e atitudes positivas face
aos processos de aprendizagem.
O desenvolvimento de atividades estimuladoras da curiosidade é mais recompensador
para as crianças, ou seja, a capacidade de reter informação e produzir aprendizagens é muito
maior, o que, por consequência, permite uma melhor aprendizagem por parte das crianças.
Neste sentido, o presente relatório visa apresentar de que forma a realização de
abordagens científicas promove uma melhor aprendizagem, não só ao nível dos conteúdos
programáticos, mas também ao nível de competências cognitivas, tais como o questionamento, o
pensamento critico e as interações sociais. Com base numa metodologia de investigação-ação,
será discutido, ao longo deste relatório, de que forma a realização de atividades de ciências,
promove e/ou proporciona condições que permitam uma aprendizagem mais articulada e
significativa dos conteúdos, bem como o desenvolvimento de competências de questionamento,
pensamento crítico e de interação social.
Deste modo, e partindo do pressuposto de que a perspetiva pedagógica através das
ciências coloca ênfase na construção do conhecimento e na qualidade das aprendizagens
realizadas, foram definidos como objetivos de investigação: i) averiguar de que forma a realização
de atividades científicas promove o questionamento e o pensamento crítico das crianças; ii)
identificar de que forma o desenvolvimento de atividades experimentais de ciências promove a
interação social em sala de aula; iii) compreender de que forma a exploração da área do
Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio promove uma abordagem integrada do saber; iv)
identificar diferentes aprendizagens relativas à preservação do meio ambiente.
Juntamente com estes objetivos de investigação, procura-se também perceber e identificar
o papel do professor ao longo da planificação, realização e avaliação destas atividades, seja em
colaboração com os alunos ou com outros professores, fazendo pequenas adaptações às
estratégias adotadas em sala de aula ou fora dela, criando sempre um ambiente favorável,
facilitador e motivador de aprendizagens. In order for children to have an optimal learning experience, it is essential that they feel motivated to learn, develop autonomy and possess a positive attitude towards the learning process, starting from the beginning of pre-school. The development of curiosity-stimulating activities is more rewarding for the children’s learning experience. In other words, their ability to retain information and implement what they have learned is much greater, which consequently facilitates children’s ability to learn. For this reason, this report aims to present how the adoption of scientific approaches promote better learning, not only focusing on the syllabus, but also on cognitive skills. Throughout this report, the effect of how conducting scientific activities promotes and/or provides conditions and experiences that allow for a more articulate and meaningful learning of contents, and therefore the questioning skills, critical thinking and social interaction. Therefore, since the pedagogical methods emphasizes the construction of knowledge and the quality of learning, the following research objectives were defined: i) find out how the implementation of scientific activities promotes children’s questioning and critical thinking; ii) identify how the development of experimental science activities promotes social interaction within the classroom; iii) understand how the exploration of the World Knowledge area / Science class promotes an integrated approach to knowledge; iv) identify different lessons related to the preservation of the environment. Along with the research objectives, we also tried to understand and identify the teacher's role in the planning, implementation and evaluation of these activities; either in collaboration with students or with other teachers, by making small adaptations to the strategies adopted in and out of the classroom, always creating a favorable environment that facilitates and motivates learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63739 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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