Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63744

TítuloA mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
Outro(s) título(s)Mediation from a transformative approach that promotes personal and social skills
Autor(es)Mota, Branca Sofia Silva
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveConflitos
Mediação
Mediador
Conflicts
Mediation
Mediator
Data2020
Resumo(s)O presente trabalho insere-se no âmbito de um estágio de caráter profissionalizante na área de especialização em Mediação Educacional, que decorreu na 1Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, instituição que visa promover a inclusão social da pessoa com deficiência. O focus da nossa intervenção incide, essencialmente, na mediação transformativa. O trabalho circunscreveu-se numa componente importante; a melhoria das relações interpessoais e o melhoramento da comunicação. O desenvolvimento do estágio na instituição que nos acolheu permitiu testemunhar que a mediação se encontra, cada vez mais, a ultrapassar os contextos escolares e jurídicos, alargando-se assim a outros campos de intervenção. Neste contexto, o mediador assume um papel importante; abordando a mediação não apenas como resolução de conflitos, mas como um caminho de mudança e transformação social. Se, num processo de mediação de conflitos, o mediador tem como objetivo colaborar com as partes para que estas cheguem a uma solução que satisfaça ambas as partes, na mediação transformativa funciona como um potenciador de comunicação e um elo de ligação entre o indivíduo e o meio social onde este está enquadrado. Para chegarmos ao propósito da nossa investigação/intervenção a estratégia metodológica desenvolvida perspetivou-se por uma abordagem qualitativa. Recorremos a um grupo de técnicas e instrumentos diversificados, designadamente à observação, análise documental, conversas informais, análise de conteúdo e utilização de instrumentos de avaliação. Em jeito de reflexão final, destacamos que o trabalho realizado nos permitiu evidenciar que a mediação assume um papel significativo no desenvolvimento e aprofundamento de relações interpessoais e sociais saudáveis.
The present work is part of a professional internship in the area of specialization in Educational Mediation, which took place at the 2Guimarães Disabled Citizens Education and Rehabilitation Cooperative, an institution that aims to promote the social inclusion of people with disabilities. The focus of our intervention is essentially on transformative mediation. The work was limited to an important component, the improvement of interpersonal relationships and the improvement of communication. The development of the internship in the institution that welcomed us allowed us to testify that mediation is increasingly going beyond school and legal contexts, thus extending to other fields of intervention. In this context, the mediator plays an important role in addressing mediation not only as conflict resolution, but as a path of change and social transformation. If, in a conflict mediation process, the mediator aims to collaborate with the parties to reach a solution that satisfies both parties, in transformative mediation it functions as a communication enhancer and a link between the individual and the individual. social environment where it is framed. In order to reach the purpose of our research / intervention, the developed methodological strategy was based on a qualitative approach. We use a range of diverse techniques and instruments, including observation, document analysis, informal conversations, content analysis and the use of assessment tools. As a final reflection, we highlight that the work done allowed us to highlight that mediation plays a significant role in the development and deepening of healthy interpersonal and social relationships.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Branca Sofia Silva Mota.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID