Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64061

TítuloCharles Dickens and the popular radical tradition
Outro(s) título(s)Charles Dickens e a tradição do radicalismo popular
Autor(es)Abreu, Maria Georgina Ribeiro Pinto de
Palavras-chaveRadical
Popular radicalism
Confrontational
Counter-cultural
Radicalismo popular
Confrontacional
Contra cultural
Data2012
EditoraEdições Húmus
RevistaDiacrítica. Série Filosofia e Cultura
Resumo(s)Was Charles Dickens a radical writer? This question has received a certain amount of critical attention. In her 2007 work Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, for example, argues that Dickens draws on the traditions of popular radical satire and melodrama, and traces the influence of Regency radicals on his novels, from William Hone to William Cobbett. In this essay I contend, however, that Dickens’s novels are far from being the descendants of a popular radical tradition, either satirical or melodramatic. No matter the powers of observation and imagination, present in the Dickensian fictional world, or his liberal views and reformist endeavours, there is not enough of the confrontational, counter cultural attitude and the delighted exploitation of ridicule towards authority which constitute the identity marks of the writings of Regency radicals such as William Hone and William Cobbett.
Poder-se-á dizer que Charles Dickens foi um escritor radical? Esta questão tem sido alvo de alguma refl exão crítica. Na sua obra de 2007 Dickens and the Popular Radical Imagination Sally Ledger, por exemplo, defende que Dickens se inspirou nas tradições da sátira radical e do melodrama popular, e traça a infl uência de radicais do período da Regência nos seus romances, de William Hone a William Cobbett. Porém, no presente texto defendo que os romances de Dickens estão longe de poderem ser considerados descendentes da tradição popular radical quer satírica, quer melodramática. Apesar da capacidade de observação e imaginação, bem como das suas opiniões liberais e preocupações reformistas, não existe na obra de Dickens a atitude confrontacional, mesmo contra cultural, e a exploração deleitada do ridículo para com os detentores do poder que caracterizam os textos de autores radicais do período da Regência, tais como William Hone e William Cobbett.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64061
ISSN0807-8967
e-ISSN2183-9174
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
diacritica_26-2.pdf3,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID