Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64152

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Ana Gabrielapor
dc.contributor.editorFurtado, Teresapor
dc.contributor.editorRechena, Aidapor
dc.date.accessioned2020-03-02T15:20:48Z-
dc.date.available2020-03-02T15:20:48Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.isbn977-087-0488-01-7por
dc.identifier.issn0874-6885-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64152-
dc.description"Género na arte: corpo, sexualidade, identidade, resistência". N.º Extra – 2019 Faces de Eva: Revista de Estudos sobre a Mulher. ISSN: 0874-6885-
dc.description.abstractThis paper establishes a dialogue amongst visual and literary narratives, drawing on Paula Rego’s intricate series of art compositions which she has been fearlessly creating over the years in a constant “interweaving” process with fellow artists and writers, classic and contemporary, Portuguese or British. Italo Calvino’s essay on “Visibility” (Six Memos for the Next Millenium, 1988) will provide a structural guideline to our analysis and Balzac’s tale “Le Chef d’Oeuvre Inconnu” (1845), will be comparatively discussed as an intriguing reflection on the nature of the work of art, the search for aesthetic perfection and the irrepresentability of the sublime, through the allegory of the feminine.por
dc.description.abstractEste texto pretende estabelecer um diálogo entre narrativas visuais e literárias, focando a obra construída ao longo dos anos por Paula Rego, plena de “entrelaçamentos” e diálogos intertextuais e interartísticos. Pretende-se evidenciar que o “teatro interior” de Paula Rego é povoado de vozes, discursos e narrativas polifónicas desfiando fronteiras disciplinares e permanentemente questionando representações estereotipadas de género. O ensaio de Italo Calvino sobre a “Visibilidade” (Seis propostas para o próximo milénio, 1990) será um leitmotif desta análise comparativa, assim como o conto de Honoré de Balzac “Le Chef d’Oeuvre Inconnu” (1845).por
dc.language.isoengpor
dc.publisherHúmuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVisual narrativepor
dc.subjectInterweavingpor
dc.subjectFemininitypor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectSublimepor
dc.subjectNarrativa visualpor
dc.subjectEntrelaçamentopor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectGéneropor
dc.titleInterweaving is like knitting. Paula Rego’s ‘interior theatre’ and the intricate pattern of her emotional and intellectual networkingpor
dc.title.alternativeEntrelaçar é como fazer tricot. O ‘teatro interior’ de Paula Rego e a estrutura em rede das suas relações afectivas e intelectuaispor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage125por
oaire.citationEndPage146por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.journalFaces de Eva: Estudos sobre a Mulher-
sdum.bookTitleGénero na arte. Corpo, sexualidade, identidade, resistênciapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Interweaving is like knitting. Paula Rego's interior theatre. AGM.docx.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID