Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64224
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Fátima | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T11:35:24Z | - |
dc.date.available | 2020-03-04T11:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Antunes, F. (2008). O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?. ETD - Educação Temática Digital, 9, 1-28. https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp.725 | por |
dc.identifier.issn | 1676-2592 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64224 | - |
dc.description.abstract | O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro. | por |
dc.description.abstract | Bologna Process constitutes a method of political action toward the European Higher Education Area that represents a new ordering of social relationships in education. Multi-scalar governance, transnational action, a globally structured educational agenda and world ambitious educational models fabricate the terrain where programs and protagonist around the constitutionalization of the neoliberal project and the construction of education as a human right or as a merchandise. In this context, Bologna Process delineates a new regulatory framework for Higher Education in Europe where the market or cosmopolitanism are possible meanings and directions of change with unbalanced probabilities of benchmarking future. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Processo de Bolonha | por |
dc.subject | Espaço europeu de ensino superior | por |
dc.subject | Regulação do ensino superior | por |
dc.subject | Governação da educação | por |
dc.subject | Bologna process | por |
dc.subject | European higher educational area | por |
dc.subject | Higher education regulation | por |
dc.subject | Education governance | por |
dc.title | O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional? | por |
dc.title.alternative | The european higher education area toward a new educational order? | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/725 | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 28 | por |
oaire.citationVolume | 9 | por |
dc.identifier.doi | 10.20396/etd.v9in.esp..725 | por |
dc.subject.wos | Social Sciences | por |
sdum.journal | ETD - Educação Temática Digital | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
725-Texto do artigo-780-1-10-20150128.pdf | 185,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons