Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64224

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Fátimapor
dc.date.accessioned2020-03-04T11:35:24Z-
dc.date.available2020-03-04T11:35:24Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationAntunes, F. (2008). O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?. ETD - Educação Temática Digital, 9, 1-28. https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp.725por
dc.identifier.issn1676-2592por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64224-
dc.description.abstractO Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro.por
dc.description.abstractBologna Process constitutes a method of political action toward the European Higher Education Area that represents a new ordering of social relationships in education. Multi-scalar governance, transnational action, a globally structured educational agenda and world ambitious educational models fabricate the terrain where programs and protagonist around the constitutionalization of the neoliberal project and the construction of education as a human right or as a merchandise. In this context, Bologna Process delineates a new regulatory framework for Higher Education in Europe where the market or cosmopolitanism are possible meanings and directions of change with unbalanced probabilities of benchmarking future.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectEspaço europeu de ensino superiorpor
dc.subjectRegulação do ensino superiorpor
dc.subjectGovernação da educaçãopor
dc.subjectBologna processpor
dc.subjectEuropean higher educational areapor
dc.subjectHigher education regulationpor
dc.subjectEducation governancepor
dc.titleO espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?por
dc.title.alternativeThe european higher education area toward a new educational order?por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/725por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationVolume9por
dc.identifier.doi10.20396/etd.v9in.esp..725por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalETD - Educação Temática Digitalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
725-Texto do artigo-780-1-10-20150128.pdf185,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID