Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64434

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMeleiro, Filomenapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2020-03-16T21:05:57Z-
dc.date.available2020-03-16T21:05:57Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationMeleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto. In Alfonso Barca Lozano & Bento Duarte da Silva (orgs.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3690-3705). A Coruña: ACIP.por
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64434-
dc.description.abstractO presente artigo contempla parte de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Tecnologia Educativa. Visou aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de Educação de Infância com um grupo de educadoras que se encontra na 4ª fase da carreira docente: a etapa do desencanto. Seguindo uma abordagem exploratória de natureza descritiva, com um design de estudo de caso, focou aspetos como a utilização das TIC em termos pessoais e profissionais. Para a recolha de dados usou-se um inquérito por questionário, composto principalmente por questões fechadas. Dividido em duas partes, a primeira, recolheu informações de caracterização pessoal e profissional e a segunda sobre a utilização das TIC em contextos de educação de infância. As informações obtidas foram examinadas fazendo o cruzamento com os normativos legais- Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE, 2016) e a bibliografia de autores de referência. A investigação possibilitou a identificação de um desfasamento entre as concessões teóricas e a prática docente, revelando, contudo, a importância atribuída pelas educadoras de infância às tecnologias em termos pessoais e profissionais.por
dc.description.sponsorshipFundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.relationPTDC/CED-EDG/28017/2017por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectTICpor
dc.subjectdesencanto docentepor
dc.subjectcarreira docentepor
dc.subjecteducação de infânciapor
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencantopor
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies in Early Childhood Education: a study with educators in the disenchantment stagepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268por
oaire.citationConferenceDate4-5-6 de setembro de 2019por
sdum.event.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage3690por
oaire.citationEndPage3705por
oaire.citationConferencePlaceA Coruñapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_XVCongreso_Filomena_Meleiro.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID