Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64541

TítuloPlano de marketing digital: internacionalização da Bambino Mio para o mercado português
Outro(s) título(s)Digital marketing plan: internationalization of Bambino Mio to the portuguese market
Autor(es)Araújo, Sandra Isabel Gouveia
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveBambino Mio
Casos de estudo
Estratégias
Internacionalização
Marketing digital
Case studies
Digital marketing
Internationalization
Strategies
Data2019
Resumo(s)Cada vez mais, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) sentem a necessidade de se expandirem além-fronteiras para potenciarem as suas capacidades de negócio, para responderem às necessidades de crescimento, gerarem lucro e para combaterem a concorrência para sobreviverem na indústria. No sentido de manterem a sua posição no mercado, as empresas delineiam uma estratégia para competirem globalmente, através da definição de um modo de internacionalização, que passa pela comercialização dos seus produtos e/ou serviços num mercado exterior, com um ambiente económico e cultural diferente, que são necessários estudar para delinear uma estratégia. Este estudo é fruto de um estágio curricular de seis meses na Bambino Mio, onde foi possível compreender o quotidiano das atividades da empresa no departamento de marketing com estreita colaboração com os subdepartamentos de e-commerce, relações públicas, redes sociais, design e com o departamento de vendas. Durante este estágio foi realizado um estudo sobre o mercado-alvo, foi feita a análise da empresa, dos concorrentes e da indústria, bem como traduções de conteúdos, adaptação e criação de conteúdos e pesquisa e análise de informações para apoiar outros departamentos nas atividades para o mercado português. Posteriormente, foram criadas várias bases de dados e foram estabelecidos contactos de forma a construir uma rede de relacionamentos, no sentido de dar início ao processo de internacionalização da marca, aumento da notoriedade junto do público-alvo e geração de leads. O presente relatório de estágio propõe-se a analisar e compreender o processo de internacionalização da Bambino Mio através da exportação com recurso às técnicas de marketing digital para a entrada no mercado português. O objetivo é desenvolver o conhecimento de como as estratégias de marketing digital contribuem para o processo de internacionalização através do caso de estudo da Bambino Mio. Neste processo destacam-se as diferenças culturais e linguísticas, que dificultam o entendimento da mensagem e os valores da empresa e da categoria de produto pelo público-alvo. A notoriedade da empresa junto do público-alvo português e as vendas aumentaram ao longo dos meses de estágio, superando as expectativas da empresa.
Increasingly, Small and Medium Enterprises (SMEs) feel the need to expand across borders to leverage their business capabilities, respond to growth needs, generate profit and to fight competition to survive in the industry. In order to maintain their market position, companies outline a strategy to compete globally by defining a mode of internationalization, which involves marketing their products and / or services to a foreign market, with a different economic and cultural environment, which are necessary to study to outline a strategy. This study is the result of a six-month internship at Bambino Mio, where it was possible to understand the daily activities of the company in the marketing department with close collaboration with the sub-departments of e-commerce, public relations, social networks, design and sales department. During this internship a study was conducted on the target market, the analysis of the company, competitors and industry was done, as well as translation of content, content adaptation and creation and research and information analysis to support other departments in activities for the Portuguese market. Subsequently, several databases were created, and contacts were established in order to build a network of relationships to start the process of brand internationalization, increasing awareness among the target audience and generate leads. This internship report aims to analyse and understand the process of internationalization of Bambino Mio through export using digital marketing techniques to enter the Portuguese market. The goal is to develop knowledge of how digital marketing strategies contribute to the internationalization process through the case study of Bambino Mio. In this process, cultural and linguistic differences stand out, which make it difficult to understand the message and the company's values. and product category by the target audience. The company's notoriety with the Portuguese target audience and sales increased over the months of internship, exceeding the company's expectations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64541
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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