Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6515

TítuloUtilização da Plataforma Blackboard num curso de pós-graduação da Universidade do Minho
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Bottentuit Junior, João Batista
Palavras-chavePlataforma
Aprendizagem
Blackboard
e-learning
Pós-graduação
Web learning systems
Post graduation
Education
Data17-Mai-2007
CitaçãoCONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 5, Braga, Portugal, 2007 – “Challenges 2007”. [Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007]. p. 305-313.
Resumo(s)O Processo de Bolonha veio mudar por completo o modelo de ensino que tem vindo a ser praticado nas universidades portuguesas. Mais do que alterar a duração dos cursos, as metodologias de ensino e aprendizagem precisam de ser reformuladas. Assim, a Universidade do Minho disponibiliza à sua comunidade académica, desde o inicio do ano lectivo 2006/2007, uma plataforma web de gestão e distribuição de informação e de recursos didácticos, que permite complementar o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala de aula, possibilitando o acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, com base num único login. Neste artigo vamos apresentar os resultados de um estudo exploratório em que a plataforma Blackboard foi utilizada como complemento das aulas presenciais na disciplina de Metodologias de Investigação em Formação do 1º semestre do currículo do curso de Especialização em Análise e Avaliação da Formação. Começaremos por apresentar as ferramentas da plataforma que foram testadas e a forma como foram exploradas do ponto de vista pedagógico e didáctico no decorrer do curso. Por fim serão apresentados os resultados da avaliação da experiência junto dos formandos que, para o efeito, preencheram um questionário de opinião no final do semestre.
The Process of Bologna changed for complete the education model that has come to be practised in portuguese universities. More than modify the duration of the courses, all the methodologies of teaching and learning need being reformulated. Thus, since the beginning of school year of 2006/2007, the University of Minho offers to its scholarly community, a web platform for the management of learning systems and information resources, that allow teachers to complement the process of face to face classes, making it possible for students´ the access to the information anytime and anywhere. In this paper we go to present the results of a pilot study where the Blackboard platform was used as complement for the Methodologies of Research in Education classes in the 1º semester of the post graduate program in Analysis and Assessment of the Formation. We will start by presenting the platform tools that had been tested and the way they have been pedagogically explored in the course program. The results of the evaluation of the experience with the students will also be presented.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6515
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
011.pdf310,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID