Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65514

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorFeitoza, João Victor Alvespor
dc.date.accessioned2020-05-29T09:12:29Z-
dc.date.available2020-05-29T09:12:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65514-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral investigar como está sendo a atuação de professores recém-formados em Física, licenciados pelo IFRN Campus Caicó, em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O estudo constitui-se de uma metodologia qualitativa e um design de estudo de caso, uma vez que objetiva conhecer a formação desses professores e como eles utilizam os recursos tecnológicos em suas práticas docentes. Além da pesquisa bibliográfica, a obtenção de dados se deu, principalmente, através de inquérito por entrevista coletiva do tipo focus group, realizada com cinco professores de Física, formados entre os anos de 2015 e 2018, a fim de buscar informações a respeito da formação e suas concepções acerca dos recursos tecnológicos aplicados à educação. Além do grupo focal também foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora que ministrou a disciplina de Mídias Educacionais durante sua formação incial dos professores investigados. Ainda sobre a coleta de dados, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física, do ano de 2009 e sua atualização de 2012. A partir das informações coletadas foi possível compreender que as alterações no PPC foram positivas no tocante às tecnologias educacionais, por tentar adequar o curso às necessidades contemporâneas. Contudo, após análise dos números, percebeu-se que se trata de um curso de baixo rendimento, considerando a taxa de conclusão de apenas 11% para professores formados. Por outro lado, diante dos exemplos de atuação e das temáticas trabalhadas na formação inicial, constatou-se que o curso oferece uma preparação satisfatória para que esses professores correspondam às demandas provocadas pelo uso de recusos tecnológicos no ensino de Física. Apesar disso, percebeu-se também que eles poderiam explorar ainda mais essas ferramentas, buscando estratégias de ensino que transpassem os muros escolares, tendo em vista todo o potencial das TIC para a educação.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate how the performance of newly graduated physics teachers, licensed by IFRN Campus Caicó, regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT). The study consists of a qualitative methodology and a case study design, since it aims to know the training of these teachers and how they use technological resources in their teaching practices. In addition to bibliographic research, data were obtained mainly through a focus group survey, conducted with five physics teachers, graduated between 2015 and 2018, in order to seek information about the training and their conceptions about the technological resources applied to education. In addition to the focus group, a semi-structured interview was also conducted with the teacher who taught the Educational Media discipline during her initial training of the investigated teachers. Still regarding the data collection, a documental analysis of the Pedagogical Project of the Physics Degree Course (PPC), from 2009 and its 2012 update, was made. From the collected information, it was possible to understand that the changes in the PPC were positive. With regard to educational technologies, for trying to adapt the course to contemporary needs. However, after analyzing the numbers, it was realized that this is a low-yield course, considering the completion rate of only 11% for trained teachers. On the other hand, considering the examples of performance and the themes worked in the initial education, it was found that the course offers a satisfactory preparation for these teachers to respond to the demands caused by the use of technological refusals in the teaching of physics. Despite this, it was also realized that they could further explore these tools, seeking teaching strategies that cross school walls, in view of the full potential of ICT for education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProfessores de físicapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)por
dc.subjectPhysics teacherspor
dc.subjectTrainingpor
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação na atuação de professores recém-formados: um estudo com licenciados em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Caicópor
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies in the performance of newly graduated teachers: a study with graduates in Physics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Caicópor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202403904por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Victor Alves Feitoza.pdf2,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID