Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65715

TítuloA supervisão em estágio na formação inicial de professores: Perceções dos estagiários, professores tutores e professores acompanhantes na Escola de Formação de Professores do Namibe em Angola
Outro(s) título(s)Supervision in the practicum of initial teacher education: Perceptions of student teachers, school mentors and faculty supervisors at the Teacher Training School of Namibe in Angola
Autor(es)Monteiro, Maria Inês Cardoso Vieira
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveformação inicial de professores
estágio
supervisão pedagógica
perceções dos atores
initial teacher education
practicum
pedagogical supervision
actors’ perceptions
Data28-Out-2019
Resumo(s)A formação inicial de professores é uma prioridade da agenda política em Angola na promoção do desenvolvimento educacional e social do país, e a supervisão pedagógica é entendida como uma estratégia que deve apoiar a qualificação profissional e a inovação pedagógica. No entanto, verifica-se uma escassez de estudos sobre como os programas de formação inicial de professores são percebidos pelos estudantes e pelos formadores neste contexto. O presente estudo visa contribuir para a compreensão do estágio como uma componente curricular desses programas que pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de competências profissionais e na renovação das práticas escolares. Pressupõe-se, contudo, que os fundamentos, as estratégias e os modos de organização da prática pedagógica no estágio variem em função de fatores históricos e organizacionais, de políticas trans/nacionais e institucionais e das conceções de ensino e de formação dos atores, o que significa que a natureza e os resultados do estudo não podem dissociar-se do seu contexto de realização. Realizou-se um estudo de caso enquadrado num paradigma interpretativo da investigação educacional, incidente na supervisão no estágio pedagógico da Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe (Angola). Esta realidade foi estudada a partir das perceções dos atores, procurando-se construir conhecimento situado e potencialmente relevante em contextos análogos. O estudo abrangeu 9 cursos de formação inicial de professores e teve como objetivos: (1) caraterizar perceções dos professores acompanhantes, professores tutores e estagiários sobre as funções da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo e as práticas educativas nas escolas; (2) sinalizar boas práticas de supervisão e os fatores que as promovem na perspetiva dos seus atores; (3) identificar constrangimentos e medidas de melhoria da supervisão no estágio pedagógico, na perspetiva dos intervenientes. Numa orientação essencialmente descritiva, recorreu-se à técnica de inquérito por questionário. Foram aplicados questionários a 399 estagiários, 105 professores tutores das escolas, 56 professores acompanhantes da instituição formadora, 14 coordenadores de disciplina/curso e à coordenadora da prática pedagógica na instituição. Foram confrontadas as perspetivas dos diferentes grupos de atores, procurando-se também identificar potenciais desfasamentos entre o que eles valorizam e as suas perceções da prática. Os resultados obtidos evidenciam conceções ideais globalmente alinhadas com tendências atuais da supervisão na formação inicial de professores, mas também desfasamentos significativos entre essas conceções e as perceções das vivências de estágio. Esses desfasamentos podem gerar insatisfação em relação ao cumprimento das expectativas dos atores e indicam a necessidade de melhorar o funcionamento do estágio quanto às suas finalidades, estratégias, perfil do supervisor e competências profissionais dos estagiários. A divergência entre o ideal e o real pode ser parcialmente entendida com referência a constrangimentos e medidas de melhoria apontados pelos participantes em relação às condições das escolas, à formação dos professores tutores e acompanhantes no âmbito da supervisão e da inovação educacional, ou à comunicação e coordenação entre as escolas e a instituição de formação. O estudo reforça a importância das vozes dos atores como base da construção de conhecimento situado e motor de reflexão e mudança, apontando a necessidade de expandir a discussão e a investigação sobre a formação inicial de professores no contexto angolano.
Initial teacher education is a priority of the political agenda in Angola for promoting the educational and social development of the country, and pedagogical supervision is understood as a strategy that should support professional qualification and pedagogical innovation. However, there is a lack of studies on how initial teacher education programs are understood by students and teacher educators in this context. The present study aims to contribute to the understanding of the practicum as a curricular component of these programs that can play a crucial role in the development of professional skills and in the renewal of school practices. It is assumed, however, that the assumptions, strategies and modes of organization of pedagogical practice vary according to historical and organizational factors, (trans)national and institutional policies, and the actors’ conceptions of education and training, which means that the nature and results of the study cannot be dissociated from the context where it was developed. A case study was carried out within an interpretative paradigm of educational research, focusing on pedagogical supervision in the practicum of the Namibe Teacher Training School in Angola. This reality was studied on the basis of the perceptions of the practicum actors, seeking to construct situated knowledge that is potentially relevant in similar contexts. The study covered 9 initial teacher training courses and had the following objectives: (1) to characterize the perceptions of faculty supervisors, school mentors and student teachers regarding the roles of supervision, the supervisor profile, the supervising process, and educational practices in schools; (2) to identify good supervisory practices and the factors that promote them from the participants’ perspective; (3) to identify constraints to supervision and measures to improve it from the participants’ perspective. Within a descriptive approach, a survey was carried out by administering questionnaires to 399 student teachers, 105 school mentors, 56 supervisors from the training institution, and 14 programme/practicum coordinators. The perspectives of the different groups were compared, and mismatches between what they value and their perceptions of practice were also analysed. The results show that ideal conceptions are globally aligned with current trends of supervision in initial teacher education. However, mismatches between these conceptions and perceptions of experience were also identified, which may generate dissatisfaction regarding the fulfilment of the actors’ expectations, further indicating the need to improve the practicum as regards its purposes, strategies, supervisors’ profile, and trainees' professional competences. The divergence between the ideal and the real can be partially understood with reference to the constraints and improvement measures pointed out by the participants in relation to the conditions of schools, the training of mentors and supervisors in the field of supervision and educational innovation, or the communication and coordination between the schools and the training institution. The study reinforces the importance of the actors’ voices for the construction situated knowledge and for instigating reflection and change, pointing out the need to expand discussion and research on initial teacher education in Angola.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Área de Especialização Supervisão Pedagógica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65715
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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