Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65845

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.contributor.authorMaia, Ila Beatriz Silvapor
dc.date.accessioned2020-07-06T14:25:25Z-
dc.date.available2020-07-06T14:25:25Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationPacheco, J. A., Sousa, J., Maia, I. B. (2020). Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI. Revista Diálogo Educacional, 20 (65), 528-557. http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02por
dc.identifier.issn1518-3483por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65845-
dc.description.abstractPartindo da questão “Que desafios curriculares e pedagógicos enfrenta a educação superior no século XXI, tendo em consideração a relação indissociável entre conhecimento e aprendizagem?”, neste artigo são abordados os conceitos de conhecimento e aprendizagem, perspetivados pelos desafios curriculares e pedagógicos que o século XXI coloca de um modo tão profundo a partir de dinâmicas de mudança, que encontram nas tecnologias digitais e na inteligência artificial um fator de potenciação para limites inimagináveis. Os dados são descritos e analisados a partir de estudos de caso, com vista a identificar desafios curriculares e pedagógicos, servindo ainda de fundamentação de uma pedagogia como conversação complexa e deliberativa na educação superior. Conclui-se que o principal desafio pedagógico que o conhecimento traz à sociedade de hoje é o repensar das aprendizagens para o século XXI, assim como a mudança na educação superior é ao mesmo tempo formal e informal, em que as tecnologias digitais originam mudanças oceânicas nas atuais formas de aprender e ensinar.por
dc.description.abstractTaking as a starting point the question “What curricular and pedagogical challenges does higher education face in the 21st century in view of the inseparable relationship between knowledge and learning?”, in this article the concepts of knowledge and learning are addressed, which are foreshadowed by the curricular and pedagogical challenges that the 21st century poses in such a profound way from dynamics of change, which find in digital technologies and artificial intelligence a factor of potentiating to unimaginable limits. The data are described and analyzed from case studies, in order to identify curricular and pedagogical challenges, also serving as the basis of a pedagogy as a complex and deliberative conversation in higher education. The conclusion is that the main pedagogical challenge that knowledge brings to today's society is the rethinking of learning for the 21st century, and that the change in higher education is both formal and informal, in which digital technologies give rise to oceanic changes in the ongoing ways of learning and teaching.por
dc.description.abstractTomando como punto de partida la pregunta ¿Qué desafíos curriculares y pedagógicos enfrenta la educación superior en el siglo XXI en vista de la inseparable relación entre el conocimiento y el aprendizaje? Los datos se describen y analizan a partir de estudios de casos con el fin de identificar los retos curriculares y pedagógicos, sirviendo también de base para una pedagogía como una conversación compleja y deliberativa en la educación superior. La conclusión es que el principal reto pedagógico que el conocimiento aporta a la sociedad actual es el replanteamiento del aprendizaje para el siglo XXI y también que la educación superior es al mismo tiempo formal e informal, en la que las tecnologías digitales dan lugar a cambios oceánicos en las actuales formas de aprendizaje y enseñanza.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universitária Champagnatpor
dc.relationUID/CED/1661/2013por
dc.relationUID/CED/1661/2016por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDesafios curriculares e pedagógicospor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectCurricular and pedagogical challengespor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectConocimientopor
dc.subjectAprendizajepor
dc.subjectDesafíos curriculares y pedagógicospor
dc.subjectPedagogíapor
dc.subjectEducación superiorpor
dc.titleConhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXIpor
dc.title.alternativeKnowledge and learning in higher education: curricular and pedagogical challenges in the 21st centurypor
dc.title.alternativeConocimiento y aprendizaje en la educación superior: desafíos curriculares y pedagógicos en el siglo XXIpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26460por
oaire.citationStartPage528por
oaire.citationEndPage557por
oaire.citationIssue65por
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.eissn1981-416Xpor
dc.identifier.doi10.7213/1981-416X.20.065.DS02por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Diálogo Educacionalpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pacheco.Sousa&Maia_2020_ConhecimentoES.pdf379,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID