Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66827

TítuloA educação em meio rural à luz dos documentos oficiais na Guiné-Bissau: os desafios a percorrer no Ensino Básico
Autor(es)Morgado, José Carlos
Poças, Ana
Santos, Júlio Gonçalves Pedrosa
Palavras-chaveEducação
Meio Rural
Guiné-Bissau
Data2017
EditoraUniversidade de Cabo Verde
Resumo(s)Dados das Nações Unidas de 2014 revelam que metade da população mundial vive em zonas rurais. Na Guiné-Bissau, 60% da população vive em meio rural, em condições de difícil de acesso às infraestruturas sociais e com impactos negativos na escolarização das crianças (Resen, 2013). A educação, a redução da pobreza e a segurança alimentar são os pilares para o desenvolvimento rural (Atchoarena & Gasperini, 2004). Esta comunicação analisa como os documentos oficiais da Guiné-Bissau expressam as disparidades entre o meio rural e o urbano, prestando atenção aos desafios particulares destas zonas. Os resultados sugerem o reconhecimento e a preocupação pelas disparidades regionais, revelando algumas medidas ao nível dos recursos humanos, do acesso e da melhoria do Ensino Básico. Para compreensão desta problemática procede-se à contextualização dos desafios da educação no meio rural na Guiné-Bissau, à análise de alguns documentos oficiais e ao cruzamento com diretivas internacionais para a Educação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66827
ISBN2527-0702
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Educação em meio rural à luz dos documentos oficiais na Guiné-Bissau.pdf433,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID