Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67122

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes Montenegro, Tâniapor
dc.contributor.authorXavier, Diana Maria Soarespor
dc.date.accessioned2020-09-28T13:24:47Z-
dc.date.available2020-09-28T13:24:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67122-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractNesta dissertação, defendemos a criação de uma formação avançada em auditoria forense no ensino superior português, com vista à posterior certificação profissional individual do auditor forense, no sentido do reconhecimento e regulamentação da profissão em Portugal. Assim, os principais objetivos deste trabalho são: 1) averiguar a pertinência da criação de uma formação avançada em auditoria forense, no ensino superior em Portugal; 2) analisar e definir o perfil do auditor forense, tendo em conta as competências-base e características relevantes; 3) explorar e definir as áreas de conhecimento essenciais para a formação do auditor forense. De modo a responder aos objetivos de investigação, construiu-se um modelo teórico com base nos estudos de Davis et al. (2009) e Digabriele (2008), e que contempla as core skills para a prática da auditoria forense, as enhanced skills necessárias para a deteção de fraude económico-financeira, as principais características que o auditor forense deve possuir, e as áreas de conhecimento essenciais para a formação do auditor forense, que foi validado através da análise das perceções de uma amostra de indivíduos composta por professores do ensino superior em Portugal das áreas da contabilidade e auditoria e do representante do organismo máximo de supervisão da auditoria em Portugal. A maioria dos respondentes não é apologista da criação de uma certificação individual, mas sim do exercício da auditoria forense por meio de equipa multidisciplinar. Quanto à pertinência da criação de uma formação avançada em auditoria forense no ensino superior em Portugal, os professores, concordam com a criação dessa formação no ensino superior, enquanto o representante do organismo de supervisão da auditoria em Portugal, defende a criação de uma formação avançada ministrada pela OROC em colaboração com o IPAI. De forma global, observase a validação, por parte da maioria dos respondentes, do modelo teórico usado nesta dissertação e das suas componentes (as core skills para a prática da auditoria forense, as enhanced skills necessárias para a deteção de fraude económico-financeira, as principais características que o auditor forense deve possuir, e as áreas de conhecimento essenciais para a formação do auditor forense). Assim, este modelo poderá servir como base para o desenho de uma formação avançada em auditoria forense, bem como para iniciar o caminho no sentido da criação de uma certificação profissional para o auditor forense, e da regulamentação e do reconhecimento oficial da profissão em Portugal.por
dc.description.abstractIn this master dissertation we advocate the creation of an advanced forensic auditing (forensic accounting) degree (bachelor, master or a graduate certificate program) in the national in higher education system, in order to the subsequent individual professional certification, and the formal recognition and regulation of the profession in Portugal.1 The main objectives are: 1) to explore the pertinence of the creation of an advanced degree in forensic auditing, in higher education in Portugal; 2) analyze and define the forensic auditor profile, by considering its basic skills and relevant characteristics; 3) explore and define the relevant knowledge areas for the advanced forensic auditing degree. To answer the research objectives, we built a theoretical model based on the Davis et al. (2009) and Digabriele (2008) studies, that includes the core skills for the practice of forensic auditing, the enhanced skills for economic and financial fraud detection, the main characteristics that the forensic auditor must possess, and the essential areas of knowledge for forensic auditor education and training. This model was then validated through the perceptions of a sample of Portuguese teachers of higher education in accounting and auditing areas and the representative of the Portuguese Auditing Oversight Board. The majority of respondents are not in favor of creating an individual certification, but, rather, in favor of the exercise of forensic auditing through a multidisciplinary team. Regarding the creation of an advanced forensic auditing degree (or a graduate certificate program) in higher education system in Portugal, the majority of teachers agree with that, while the representative of the Portuguese Auditing Oversight Board, contends the creation of an advanced training program taught by OROC in collaboration with IPAI. Overall, most of the respondents validate the theoretical model used in this study and its components (the core skills for the practice of forensic auditing, the enhanced skills to detect economic and financial fraud, the relevant characteristics of a forensic auditor, and the essential areas of knowledge for the forensic auditor education and training). Thus, we argue that this theoretical model can be used as a basis for designing an advanced forensic auditing degree (or graduate certificate program), as well as to walk the path towards the creation of a professional certification for the forensic auditor, and the regulation and official recognition of the profession in Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAuditoriapor
dc.subjectAuditoria forensepor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectAuditingpor
dc.subjectForensic auditpor
dc.subjectSkillspor
dc.subjectKnowledgepor
dc.titleAuditoria forense em Portugal: pertinência da criação de uma formação avançada no ensino superior em Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202511197por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DianaMariaSoaresXavierPG36413.pdf3,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID