Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67179

TítuloReorganização de um sistema de múltiplos armazéns numa empresa de espumas técnicas
Autor(es)Pinto, João Luís de Carvalho Pereira
Orientador(es)Telhada, José
Teixeira, S. F. C. F.
Palavras-chaveArmazém
Logística
Organização
Prateleiras
Warehouse
Logistics
Organization
Shelves
Data2020
Resumo(s)Esta dissertação é fruto de dois projetos realizados no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial na empresa Stokvis Celix Portugal Lda. O primeiro projeto incidiu sobre os armazéns de receção da empresa. Este teve como objetivo um funcionamento mais fluido dos armazéns através da identificação de áreas de alocação. Inicialmente foi feita uma análise detalhada e crítica da situação e funcionamento dos armazéns. Seguidamente, foi recolhida a informação necessária para a aplicação do projeto. Por fim, foi feita a identificação de material obsoleto e aplicação de análises em cada um dos armazéns. O segundo projeto foi realizado no armazém de expedição e teve como objetivo apoiar os trabalhadores no processo de preparação de pedidos através da aplicação de prateleiras de supermercado. Tal como no primeiro projeto, foi feita uma análise crítica e, posteriormente a recolha de informação. Finalmente, foram desenhadas e aplicadas as prateleiras. As conclusões tiradas relativamente ao primeiro projeto são projetadas a partir de uma referência já com local específico de alocação, visto que o projeto não chegou a ser aplicado. Consegue ser projetado um resultado positivo com a redução do tempo total de descarga de camiões e alocação bem como uma melhor maneira de operar. Para o segundo projeto foi possível comparar os tempos de preparação de pedidos e ver melhoria. Adicionalmente, foi reduzido o esforço físico feito pelo trabalhador nas suas atividades. Como resultado para o primeiro projeto conseguiu-se a limpeza de 32 metros cúbicos de material, uma nova disposição de material no armazém e consequentemente uma nova forma de descarregamento de camiões e alocação com ganhos de tempos das atividades. No armazém de expedição desenharam-se de 17 prateleiras de supermercado com melhoria do tempo de preparação de pedido e um acréscimo da ergonomia da operação.
This dissertation is the result of two projects in the scope of the Master of industrial engineering and management that were done in Stokvis Celix Portugal Lda. The first project focused on the multiple reception warehouses. Its objective was to smoothen the warehouse activities by assigning storing areas to raw materials. Initially, a critical and detailed review was carried out in order to check the status of the warehouses’ functionality. Then, the information needed to apply the project was gathered. Finally, the obsolete material was identified, and various analysis were applied to each warehouse. The second process occurred in the expedition warehouse and its objective was to support the workers in the process of order preparation by applying supermarket alike shelves. As in the first project, a critical analysis was carried out and the information needed was gathered. Finally, the shelves were measured and applied. The conclusions concerning the first project were presumed by analysing a material with an assigned stored place, since the project was not applied by the company. A positive result can be projected with lower times regarding the total of the activities of truck unloading and storing material, as well, as a better way to operate. Regarding the second project, by comparing the order preparation time before and after the shelves, some improvement was verified. Additionally, the physical effort done by the workers was successfully reduced. As a result of the first project we have the cleaning of 32 cubic meters of obsolete material, a new disposition for raw material and consequently a new way of unloading trucks and storage, lowering the times of both activities. For the expedition warehouse, 17 supermarket alike shelves were drawn for 6 different clients. Picking time was lowered and the activity is now more ergonomic.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67179
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação João Pereira Pinto A73751.pdf5,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID