Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68579

TítuloO contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
Outro(s) título(s)The contribution of the Areas of Pedagogical Influence (ZIP), as a training entity, for the quality of education in Angola: a study in the Municipal Education District of Ingombota- Luanda
Autor(es)Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Formação continua
Zonas de influência pedagógica
Areas of pedagogical influence
Continuing education
Professional development
Data2020
Resumo(s)A formação inicial e contínua e o desenvolvimento profissional constituem hoje uma das grandes questões em debate, pois determinam, em grande medida, o rumo da sociedade assim como assume uma preocupação dos profissionais das várias áreas face à globalização. Atendendo a esta dinâmica, a educação não ficou alheia e foi implementando reformas no sistema educativo. A formação profissional contínua do corpo docente tem sido um ponto comum em todas as sociedades que, cada vez mais tem feito estudos com perspetivas centradas na identidade profissional e formação profissional permanente. Este trabalho de investigação tem como tema central o contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda. O principal objetivo é analisar o processo de formação contínua que tem sido levado a cabo pelas estruturas educativas no âmbito das estratégias das ZIP, a partir das perceções dos diretores, subdiretores e professores coordenadores, pois estas estruturas estão centradas na formação contínua dos professores para a melhoria da qualidade do ensino em Angola. Para o aprofundamento e análise deste tema, a revisão da literatura levou-nos a abordar a formação do professor hoje para o processo da sua profissionalização e desenvolvimento profissional e a formação de professores em Angola, nomeadamente o processo de formação inicial e contínua. Apresentamos e descrevemos a estrutura e o funcionamento, objetivos e o processo de formação de professores nas ZIP. No nosso estudo recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Na pesquisa empírica e recolha de dados utilizamos a análise documental e dois inquéritos por questionário adaptados: um destinado a professores coordenadores e outro a diretores e subdiretores aos quais responderam um total de 108 sujeitos. Para o tratamento e análise dos dados recorremos ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 26 e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo evidenciam uma perceção positiva por parte dos respondentes sobre o impacto da formação continua dinamizada pelas ZIP no desenvolvimento profissional docente favorecendo a reflexão, partilha de experiencias, reformulação das práticas docentes. Os conteúdos abordados incidem mais na pedagogia e didática do ensino. Não existem diferenças significativas entre a perceção dos professores e dos diretores; todavia, os diretores têm uma perceção mais favorável que os professores sobre o funcionamento da ZIP e sobre a melhoria alcançada após formação.
Initial and continuous training and professional development are today one of the major issues under debate, as they determine, to a large extent, the direction of society as well as assuming a concern of professionals in various areas in the face of globalization. In view of this dynamic, education was not alienated and reforms were implemented in the education system. The continuous professional training of the teaching staff has been a common point in all societies that, increasingly, have been conducting studies with perspectives centered on professional identity and permanent professional training. This research work has as its central theme the contribution of the Areas of Pedagogical Influence (ZIP), as a training entity, for the quality of education in Angola: a study in the Municipal Education District of Ingombota-Luanda. The main objective is to analyze the process of continuous training that has been carried out by the educational structures within the scope of the ZIP strategies, from the perceptions of the directors, sub-directors and coordinating teachers, as these structures are centered on the continuous training of teachers for the improving the quality of education in Angola. In order to deepen and analyze this topic, the literature review has led us to address the training of teachers today for the process of their professionalization and professional development and the training of teachers in Angola, namely the process of initial and continuing training. We present and describe the structure and functioning, objectives and the process of teacher training in the ZIP. In our study, we used a quantitative and qualitative methodology. In the empirical research and data collection, we used documentary analysis and two adapted questionnaire surveys: one aimed at coordinating professors and another at principals and sub-principals, to whom 108 subjects responded. For the treatment and analysis of the data, we used the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 26 and content analysis. The results of the study show a positive perception on the part of the respondents about the impact of the continuing training promoted by the ZIP on the professional development of teachers, favoring reflection, sharing experiences, reformulating teaching practices. The contents covered focus more on teaching pedagogy and didactics. There are no significant differences between the perceptions of teachers and principals; however, the directors have a more favorable perception than the teachers about the operation of the ZIP and the improvement achieved after training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68579
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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