Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68695

TítuloDocumentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo
Outro(s) título(s)Pedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary education
Autor(es)Ferreira, Diana Carolina Alves
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveDocumentação pedagógica
Profissionalidade
Reflexão
Pedagogical documentation
Professionalism
Reflexion
Data2020
Resumo(s)O presente relatório espelha as aprendizagens vivenciadas no decorrer de seis meses de estágio. Antes de profissionais as pessoas são seres humanos, e se somos todos diferentes, havemos de ser também profissionais diferentes. É apresentada por isso a coligação entre a documentação pedagógica e a construção da minha profissionalidade a partir da documentação, principal objetivo dos projetos de intervenção e investigação. Uma narrativa reflexiva de aprendizagens, experiências, dificuldades, decisões, estratégias passadas e ultrapassadas na implementação de dois projetos dispares, primeiramente em contexto de Pré-Escolar e posteriormente em contexto de 1ºCiclo do Ensino Básico. Por se tratar de uma narrativa reflexiva, o relatório assenta no método autobiográfico, através do qual reflito sobre o meu percurso, os meus conhecimentos adquiridos, o que é de facto a documentação pedagógica e o termo profissionalidade, e os contributos da documentação para dar o primeiro passo na minha profissionalidade e como o posso fazer no futuro. Este relatório apresenta por isso características muito próprias da minha identidade dada a liberdade que o método autobiográfico me concede para apresentar a ligação da teoria à prática, e da minha ação pessoal a esta.
The present report reflects the learnings I had the privilege to experience in the past six months while on my internship. Before being professionals, we are human beings, and if we are all different, we will also be different professionals. So, a coalition is presented between pedagogical documentation and the construction of my professionalism from that documentation, being the main goal of research and intervention projects. A reflexive narrative of learnings, experiences, difficulties, decisions, past strategies and overcome on the implementation of two different projects, the first one on a preschool context and the second one on an elementary school context. Since it is about e reflexive narrative, the report uses an autobiographic method through which I reflect about my path, my acquired knowledge, what is the pedagogical documentation, the term professionalism, and the contributes of the documentation to take the first step on my professionalism and how I can do it in the future. This way, the present report presents unique characteristics of my identity given the liberty that the autobiographic method allows me to present the connection from theory to practice, and from my personal action to it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68695
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Carolina Alves Ferreira.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID