Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68695
Título: | Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo |
Outro(s) título(s): | Pedagogical documentation and professionalism: paths discovered in pre-school education and in primary education |
Autor(es): | Ferreira, Diana Carolina Alves |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Documentação pedagógica Profissionalidade Reflexão Pedagogical documentation Professionalism Reflexion |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório espelha as aprendizagens vivenciadas no decorrer de seis meses de
estágio. Antes de profissionais as pessoas são seres humanos, e se somos todos diferentes,
havemos de ser também profissionais diferentes. É apresentada por isso a coligação entre a
documentação pedagógica e a construção da minha profissionalidade a partir da documentação,
principal objetivo dos projetos de intervenção e investigação.
Uma narrativa reflexiva de aprendizagens, experiências, dificuldades, decisões, estratégias
passadas e ultrapassadas na implementação de dois projetos dispares, primeiramente em
contexto de Pré-Escolar e posteriormente em contexto de 1ºCiclo do Ensino Básico. Por se tratar
de uma narrativa reflexiva, o relatório assenta no método autobiográfico, através do qual reflito
sobre o meu percurso, os meus conhecimentos adquiridos, o que é de facto a documentação
pedagógica e o termo profissionalidade, e os contributos da documentação para dar o primeiro
passo na minha profissionalidade e como o posso fazer no futuro.
Este relatório apresenta por isso características muito próprias da minha identidade dada
a liberdade que o método autobiográfico me concede para apresentar a ligação da teoria à prática,
e da minha ação pessoal a esta. The present report reflects the learnings I had the privilege to experience in the past six months while on my internship. Before being professionals, we are human beings, and if we are all different, we will also be different professionals. So, a coalition is presented between pedagogical documentation and the construction of my professionalism from that documentation, being the main goal of research and intervention projects. A reflexive narrative of learnings, experiences, difficulties, decisions, past strategies and overcome on the implementation of two different projects, the first one on a preschool context and the second one on an elementary school context. Since it is about e reflexive narrative, the report uses an autobiographic method through which I reflect about my path, my acquired knowledge, what is the pedagogical documentation, the term professionalism, and the contributes of the documentation to take the first step on my professionalism and how I can do it in the future. This way, the present report presents unique characteristics of my identity given the liberty that the autobiographic method allows me to present the connection from theory to practice, and from my personal action to it. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68695 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Carolina Alves Ferreira.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons