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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Regina Ferreirapor
dc.contributor.editorSerrano, Joãopor
dc.contributor.editorPetrica, Joãopor
dc.contributor.editorKerkoski, Marciopor
dc.contributor.editorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2021-01-04T09:36:54Z-
dc.date.available2021-01-04T09:36:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.isbn978-989-8196-99-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68825-
dc.description.abstractOs comportamentos sedentários têm sido associados à emergência de doenças crónicas, tais como a diabetes ou a hipertensão. Inversamente, a prática regular de atividades físicas tem um papel preponderante na promoção de um estilo de vida saudável, o que se evidencia por meio dos inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais. Este estudo compreende uma revisão sistemática de estudos sobre os conhecimentos, as atitudes e prática de exercício físico dos/as estudantes universitários. De um modo geral, para medir a prática de exercício físico, os/as estudantes devem ser, essencialmente, questionados acerca da frequência (em número de dias por semana) da prática de exercício leve, moderado e vigoroso e acerca do número de horas por dia que passam sentados. As escalas de atitudes deverão direcionar-se para itens que incluam a falta de energia; falta de motivação; falta de recursos; falta de suporte e falta de tempo. As escalas de conhecimentos acerca do exercício físico deverão incluir itens acerca das recomendações acerca da prática de exercício físico e a relação entre exercício físico e as doenças. Estes resultados oferecem linhas orientadoras para a construção de escalas de medida padronizadas relativa aos conhecimentos, às atitudes e à prática de exercício físico.por
dc.description.sponsorshipFoundation for Science and Technology-FCT (Portuguese Ministry of Education and Science) (SFRH/BD/120758/2016). Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)por
dc.relationSFRH/BD/120758/2016por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectPrática de exercíciopor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectAtitudespor
dc.titleInstrumentos de avaliação de conhecimentos, atitudes e prática de exercício físico no Ensino Superior: uma revisão sistemáticapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage142por
oaire.citationEndPage150por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleAtividade física, lazer e saúde - perspetivas e desafios de investigaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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