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TítuloEnsino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Editor(es)Cunha, Juliana Silva
Carvalho, José António Brandão
DataDez-2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)[Excerto] Introdução: Reunimos neste livro os textos de duas conferências e de quarenta e oito comunicações apresentadas no VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, que, sob o tema Ensino da Língua Portuguesa – dimensões, contextos, pedagogias e práticas, decorreu na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), em julho de 2018. Esses textos, pela sua diversidade temática, são a melhor evidência de que o ensino da Língua Portuguesa, ou do Português, conforme a designação adotada em cada um dos lugares em que ocorre, é uma atividade complexa, se considerarmos a multiplicidade de aspetos que envolve, a natureza diversa dos diferentes saberes nele implicados, as características específicas dos aprendentes e a variedade de contextos onde se concretiza. Podemos, assim, encontrar diferentes configurações da Língua Portuguesa, enquanto objeto de ensino e de aprendizagem, plasmadas nos textos que integram este volume: língua materna e língua não materna, língua segunda, língua estrangeira, língua de herança, língua de acolhimento e de integração. Na verdade, ao falarmos de ensino da Língua Portuguesa no século XXI, não nos podemos circunscrever à sua concretização no contexto formal dos sistemas de ensino de países, como Portugal ou o Brasil, em que o Português é a língua materna (L1) da maioria dos alunos que os frequentam. Temos igualmente de perspetivar a Língua Portuguesa como Língua Segunda (L2): por um lado, considerando o seu enquadramento em países africanos e em Timor Leste, países que, não tendo o Português como língua materna da maioria das suas populações, o adotaram como língua oficial e de escolarização; por outro, tendo em mente os casos, cada vez mais numerosos na atualidade, fruto dos intensos movimentos migratórios a que assistimos, dos que, não tendo o Português como língua materna, o aprendem, em contexto escolar ou noutro contexto, nos países em que ele goza do estatuto de L1. O quadro é, contudo, mais vasto e temos também de considerar o Português ensinado como Língua Estrangeira (LE), que vem ganhando uma crescente relevância face ao reconhecimento da sua importância no mundo atual, ou de Língua de Herança, quando é ensinado em comunidades de emigrantes espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O presente livro é também uma evidência da especificidade Português enquanto objeto de ensino e da diversidade de aspetos que ele envolve. [...]
TipoAtas de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68865
e-ISBN978-989-8525-68-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


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