Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/689

TítuloEnsino especializado da música numa escola privada: centralidade(s) e liderança do director pedagógico
Autor(es)Vieira, Agostinho de Jesus
Data2003
Resumo(s)A presente dissertação resulta de uma investigação realizada numa escola privada do ensino especializado da música, denominada de Academia de Música Contraponto (nome fictício) e focaliza-se: nas práticas do director pedagógico na gestão da escola, no papel central que detém na definição das políticas educativas da escola, nas relações que estabelece com o meio institucional e organizacional, no modo como promove a participação dos actores educativos e a autonomia na escola. Pretende-se, ainda, identificar o(s) estilo(s) de liderança que este actor, apresentado como a variável constante da organização, desenvolve na gestão da escola tendo em consideração a autonomia relativa que lhe é concedida. O trabalho que apresentamos insere-se no domínio dos estudos organizacionais numa perspectiva sociológica, e utiliza um modelo de análise que apreende a escola, não só, como uma burocracia, mas enfatiza, também, uma outra perspectiva, cada vez mais utilizada no estudo das organizações educativas privadas, o modelo (neo)institucional. A orientação metodológica seguida faz a opção pelas abordagens qualitativas numa aproximação a um estudo de caso. No nosso país, os trabalhos de investigação sobre as escolas privadas de ensino artístico, na área específica da música, não abundam, certamente, por causa do estatuto de menoridade, supletivismo e marginalidade que tem caracterizado este subsistema de ensino. Esta investigação, ocorrendo numa escola específica e singular, pretende descrever uma realidade organizacional concreta e apresentar contributos para a redescoberta da escola privada de ensino especializado da música como organização.
The present dissertation results from an investigation carried out in a private school specialized in the teaching of music named “Contraponto-Music Academy” (fictitious name) and is focused on its educational director’s practice in managing the school in his central role in defining school’s educational politics, in the relation that with the institutions and organizations’ community, in the way how he promotes the participation of the educational actors and autonomy in this school. The aim is, yet, to identify the style or styles of leadership that this actor, presented as the “constant variable” of the institution, develops in the management of the school considering the relative autonomy that is given him. This work fits in the institutional studies in a sociological perspective and uses an analyzing model that captures school not only as a burocracy, but emphasises also another perspective which has been used more often: the neo-institutional model. The methodological orientation model followed chooses the qualitative approaches as in a case study. In our country, investigation works about private schools of artistic education are not common either for its minority status, suppletivity and its marginality, which characterize this subsystem of teaching. This investigation occurring in a specific and singular school, attempts to describe a concrete organizational reality and to furnish contributions to the rediscovery of private schools of music specialized teaching as an organization.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/689
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf681,27 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO I e II.pdf10,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
ENTREV1.pdf27 kBAdobe PDFVer/Abrir
ENTREV2.pdf28,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
ENTREV3.pdf29,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev4.pdf20,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev5.pdf22,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev6.pdf19,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev7.pdf16,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev8.pdf16,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev9.pdf16,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev10.pdf17,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev11.pdf21,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev12.pdf27,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev13.pdf18,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev14.pdf18,31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Entrev15.pdf24,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID