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TítuloHábitos de jogar videojogos e validação do Ten-Item Internet Gaming Disorder Test
Outro(s) título(s)Gaming habits and validation of the Ten-Item Internet Gaming Disorder Test
Autor(es)Resende, Miguel Ângelo Lassal de
Orientador(es)Pechorro, Pedro Fernandes Santos
Gonçalves, Rui Abrunhosa
Palavras-chaveInvariância da medida
Motivos
Ten-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10)
Validação
Measurement invariance
Motives
Validation
Data2020
Resumo(s)A Internet Gaming Disorder (IGD) foi adicionada em 2013 à Secção de Modelos e Medidas Emergentes do DSM-5, sob a necessidade de se investigar esta perturbação antes do seu reconhecimento oficial. A literatura sugere que determinados motivos para jogar videojogos predizem a IGD e, ainda, que certos traços da personalidade estão associados à mesma, nomeadamente, a agressividade e os traços psicopáticos. O Ten-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10) é um teste de dez itens baseado nos nove critérios que o DSM-5 propõem para a avaliação da IGD. O presente estudo tem como objetivos caraterizar os hábitos de jogar videojogos da amostra e traduzir e validar a IGDT-10 para a população portuguesa. A amostra é constituída por 338 estudantes universitários com idade média de 22 anos (DP=3.35, amplitude= 18-42). Os resultados corroboraram a literatura no que se refere aos hábitos de jogar videojogos, i.e., os participantes do sexo masculino iniciam-se mais cedo a jogar, gastam mais tempo a jogar e preferem videojogos de teor mais violentos. O IGDT-10 revelou-se um instrumento com boas qualidades psicométricas, nomeadamente em termos de validade, fiabilidade e invariância da medida entre os sexos.
Internet Gaming Disorder (IGD) was added to the Emerging Measures and Models Section of DSM-5 in 2013, under the necessity to investigate it further before its official recognition. The literature suggests that certain motives for playing video games predict IGD, as well as certain personality traits are associated with IGD, namely aggressiveness and psychopathic traits. The Ten-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10) is a ten-item test based on the nine criteria proposed by the DSM-5 to assess IGD. The present study aims to characterize the sample’s video game habits and translate and validate IGDT-10 for the Portuguese population. The sample consists of 338 university students with an average age of 22 years (SD=3.35, range= 18-42). The results are in line with the literature regarding the habits of playing video games, since males report early ages initiating gaming, spend more time playing games and prefer more violent video games. In turn, IGDT-10 proved to be an instrument with good psychometric properties. Finally, the IGDT-10 showed good psychometric properties in terms of validity, reliability and measurement invariance cross sexes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68914
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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