Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68971

TítuloProbability of events involving logical aspects
Outro(s) título(s)Probabilidade de acontecimentos envolvendo aspetos lógicos
Autor(es)Fernandes, José António
Palavras-chaveLogical connectives
Probability
Prospective primary school teachers
Probabilidades
Conetivos lógicos
Futuros professores dos primeiros anos
Data2018
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaBolema: Boletim de Educação Matemática
Resumo(s)In this article, we study the Probability's knowledge of prospective primary school teachers, when there are logical aspects involved in the formulation of events. Forty-six students participated in the study, from a University in Northern Portugal, who had to resolve a three-item task in the context of a formal evaluation: the first one, on the union probability (connective or), the second one, on the joint probability (connective and), and the third one, on the conditional probability, in which the conditioned event is, in turn, a joint probability (connective and). In terms of the main results of the study, it was found that the students showed a very limited performance, frequently changing the connectives and and or, the inclusive disjunction with the exclusive disjunction and in the disjunction considered as incompatible non-disjoint events.
Neste artigo estuda-se o conhecimento de Probabilidades de futuros professores dos primeiros anos escolares, quando na formulação dos acontecimentos estão envolvidos aspetos lógicos. Participaram no estudo 46 alunos da Licenciatura em Educação Básica, de uma Universidade do Norte de Portugal, os quais resolveram uma tarefa, com três itens, em contexto de avaliação formal: o primeiro sobre a probabilidade da reunião (conetivo 𝑜𝑢), o segundo sobre a probabilidade conjunta (conetivo 𝑒) e o terceiro sobre a probabilidade condicionada, em que o acontecimento condicionado é, por sua vez, uma probabilidade conjunta (conetivo 𝑒). Em termos dos principais resultados do estudo, verificou-se que os alunos revelaram um desempenho muito limitado, trocando, frequentemente, os conetivos 𝑒 e 𝑜𝑢, a disjunção inclusiva com a disjunção exclusiva e na disjunção consideraram como sendo incompatíveis acontecimentos não disjuntos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68971
DOI10.1590/1980-4415v32n60a09
ISSN0103-636X
Versão da editorahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000100172
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018 Bolema.pdf784,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID