Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68971
Título: | Probability of events involving logical aspects |
Outro(s) título(s): | Probabilidade de acontecimentos envolvendo aspetos lógicos |
Autor(es): | Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Logical connectives Probability Prospective primary school teachers Probabilidades Conetivos lógicos Futuros professores dos primeiros anos |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
Revista: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Resumo(s): | In this article, we study the Probability's knowledge of prospective primary school teachers, when there are logical aspects involved in the formulation of events. Forty-six students participated in the study, from a University in Northern Portugal, who had to resolve a three-item task in the context of a formal evaluation: the first one, on the union probability (connective or), the second one, on the joint probability (connective and), and the third one, on the conditional probability, in which the conditioned event is, in turn, a joint probability (connective and). In terms of the main results of the study, it was found that the students showed a very limited performance, frequently changing the connectives and and or, the inclusive disjunction with the exclusive disjunction and in the disjunction considered as incompatible non-disjoint events. Neste artigo estuda-se o conhecimento de Probabilidades de futuros professores dos primeiros anos escolares, quando na formulação dos acontecimentos estão envolvidos aspetos lógicos. Participaram no estudo 46 alunos da Licenciatura em Educação Básica, de uma Universidade do Norte de Portugal, os quais resolveram uma tarefa, com três itens, em contexto de avaliação formal: o primeiro sobre a probabilidade da reunião (conetivo 𝑜𝑢), o segundo sobre a probabilidade conjunta (conetivo 𝑒) e o terceiro sobre a probabilidade condicionada, em que o acontecimento condicionado é, por sua vez, uma probabilidade conjunta (conetivo 𝑒). Em termos dos principais resultados do estudo, verificou-se que os alunos revelaram um desempenho muito limitado, trocando, frequentemente, os conetivos 𝑒 e 𝑜𝑢, a disjunção inclusiva com a disjunção exclusiva e na disjunção consideraram como sendo incompatíveis acontecimentos não disjuntos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68971 |
DOI: | 10.1590/1980-4415v32n60a09 |
ISSN: | 0103-636X |
Versão da editora: | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000100172 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 Bolema.pdf | 784,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons