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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Elisabetepor
dc.contributor.authorRodrigues, Dinis Manuel Martinspor
dc.date.accessioned2021-01-19T10:32:54Z-
dc.date.available2021-01-19T10:32:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69438-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como propósito compreender a importância dos fatores institucionais e o papel das convicções e normas pessoais dos decisores dentro das empresas têxteis na motivação e inibição da adoção de modelos de negócio para a economia circular. Pretende também explorar a aceitação e implementabilidade dos diferentes modelos de negócio descritos na literatura e Identificar as configurações dos modelos de negócio para a economia circular mais adequadas às circunstâncias organizacionais e pessoais dos decisores da indústria têxtil. Começou-se por analisar a literatura existente sobre o tema da investigação, estabelecendo a base para a exploração teórica e subsequente plano de investigação empírica para dar resposta às seguintes perguntas de pesquisa: “Quais os fatores que motivam e inibem os empresários da indústria têxtil relativamente à adoção de modelos de negócio para a economia circular? Que configurações de modelos de negócio são mais adequados tendo em conta esses fatores?”. Tendo em conta a natureza exploratória do estudo realizou-se um estudo qualitativo, no qual participaram 12 empresas da indústria têxtil distribuídas por duas empresas na área de fiação, uma tinturaria, cinco confeções e quatro retalhistas. Os entrevistados ocupam uma posição maioritariamente de CEO´S e Diretores de Qualidade. Os resultados evidenciam que existe uma aceitação positiva pelos modelos de negócio apresentados e uma elevada prática de processos sustentáveis dentro das empresas. Foi possível também evidenciar que existem diversos fatores institucionais e normas pessoais que afetam as decisões de se mudar para a economia circular.por
dc.description.abstractThis research aims to understand the importance of institutional factors and the role of personal beliefs and norms of decision makers within textile companies in motivating and inhibiting the adoption of business models for the circular economy. It also explores the acceptance and implementability of the different business models described in the literature and to identify the business model configurations for the circular economy that are suitable to the organizational and personal circumstances of the textile industry decision makers who participated in the study. We started by analyzing de extant literature on the topic, setting the foundations for the theoretical exploration and subsequent research plan aiming at answering the following research questions: “What are the factors that motivate and inhibit entrepreneurs in the textile industry regarding the adoption of business models for the circular economy? What business model configurations are best suited to these factors?”. Taking into account the exploratory nature of the study, a qualitative study was carried out, with the participation of 12 companies in the textile industry, distributed by two companies in the spinning area, one dyeing plant, five apparel manufacturing and four fashion retailers. The interviewees hold a position mainly of CEO and Quality Directors. The results show that there is a positive acceptance for the presented business models and a high practice of sustainable processes within the companies. It was also possible to find that there are several institutional factors and personal norms that affect decisions to move to the circular economy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectModelos de negócio sustentáveispor
dc.subjectEconomia circularpor
dc.subjectIndústria têxtilpor
dc.subjectBarreiraspor
dc.subjectMotivadorespor
dc.subjectSustainable business modelspor
dc.subjectCircular economypor
dc.subjectTextile industrypor
dc.subjectBarrierspor
dc.subjectDriverspor
dc.titleModelos de negócio para a economia circular aplicados à indústria têxtilpor
dc.title.alternativeCircular economy business models applied to the textile industrypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202537110por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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